Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Abastecimento

Nível do arroio Santa Isabel está normalizado em Nova Petrópolis

A Corsan já havia suspendido o transporte de água por meio de caminhões-pipa

Publicado em: 18.02.2020 às 15:41 Última atualização: 18.02.2020 às 15:53

Arroio Santa Isabel em Nova Petrópolis Foto: Divulgação / Corsan
Uma semana após declarar situação de emergência em função da estiagem e da seca, Nova Petrópolis volta a ter o nível do arroio Santa Isabel normalizado depois da chuva desta segunda-feira (17), de acordo com a Corsan.

O arroio alcançou a marca de 8,40m e a autarquia já opera com o nível normal da água na barragem Santa Isabel desde a manhã desta terça-feira (18). A Corsan já havia suspendido o transporte de água por meio de caminhões-pipa.


O dilema da água em Nova Petrópolis

Desde do dia 5 de fevereiro, Nova Petrópolis "importava" água de Gramado devido ao racionamento de água. Caminhões-pipa traziam água e que ia direto para o reservatório junto à Estação de Tratamento de Água (ETA).

O gestor Corsan, Sadi Zimmermann, já declarava que seis dias atrás (5), a situação já era crítica quanto ao nível de água da barragem Santa Isabel.

Na manhã de sábado do dia 8, moradores dos bairros Vale dos Pinheiros e Carazal, em Gramado, se uniram para uma manifestação na saída do bairro, às margens da RS-235, para impedir que caminhões-pipa da Corsan passem. O intuito era impedir que água fosse levada para Nova Petrópolis. De acordo com os manifestantes, a localidade estava sem água e solicitaram apoio do executivo junto à estatal. A Brigada Militar foi acionada para que a população não trancasse o fluxo de veículos.

Com automóveis, moradores bloquearam a passagem de caminhões-pipa na saída do bairro Vale dos Pinheiros na manhã deste sábado (8) Foto: Magali Oldenburg/Divulgação

A Prefeitura de Gramado emitiu uma nota na tarde de sábado (8) informado que, por conta do apelo da comunidade local, negociou com a gerência da Corsan para que fosse interrompida a retirada de água do Vale dos Pinheiros. “Somos solidários aos nossos vizinhos de Nova Petrópolis, mas a prefeitura tem o dever de priorizar as necessidades dos gramadenses. Assim sendo, a Corsan tomou outras medidas para abastecer a cidade de Nova Petrópolis”, diz parte da nota da Prefeitura de Gramado.

No domingo (9), após a declaração da Prefeitura de Gramado, a Corsan adotou como medida emergencial coletar água de um poço artesiano para abastecer a Nova Petrópolis.

Dois dias depois, terça-feira (11), a Prefeitura de Nova Petrópolis declarou situação de emergência em decorrência da estiagem e da seca. Para tentar conter a crise da água, a Corsan deu início ao processo para perfurar mais três poços artesianos estão sendo que dois deles são no Arroio Santa Isabel. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.