Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Mudança

Prefeito de Campo Bom detalha razões para municipalizar trecho da Avenida dos Municípios

Luciano Orsi quer administrar os 7,7 quilômetros da via para fazer intervenções

Por João Victor Torres
Publicado em: 18.02.2020 às 18:38 Última atualização: 19.02.2020 às 07:33

Campo Bom pode assumir parte da Avenida dos Municípios Foto: Angel Propaganda/Especial
Após 30 anos de espera pela ponte sobre o Arroio Pampa para garantir mais uma ligação entre Novo Hamburgo e Campo Bom, a prefeitura campo-bonense agora quer assumir a responsabilidade de administrar o trecho de 7,7 quilômetros da Avenida dos Municípios, na área que pertencem à cidade. O primeiro passo para efetivar isto foi dado na segunda-feira (17), quando a Câmara de Vereadores aprovou a autorização para que o Executivo busque junto ao Estado a municipalização da via.

Segundo o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, na realidade, pouca coisa deverá mudar para a Administração. Apesar disso, reconhece que será necessário aplicar mais recursos com objetivo de assegurar a manutenção da avenida, cujos serviços são realizados atualmente pelo Departamento Autônomo de Estrada e Rodagem (Daer). “A prefeitura tem, ao longo do tempo, feito todas as intervenções dentro da avenida. Então, a municipalização nada mais é do que tornar realidade (do ponto de vista) jurídico um fato que, para o cidadão de Campo Bom, já existe na prática”, justifica.

Além disso, Orsi complementa que, para quem utiliza a Avenida dos Municípios diariamente a expectativa é assegurar melhorias em várias frentes. “O município poderá fazer todas as intervenções, ter o controle efetivo, para que possa dar condições – devido até o aumento de tráfego em função da nova ponte – de segurança, urbanismo e sinalização, bem como fazer o controle aos acessos”, defende como ponto primordial para reivindicar o controle da estrada.

Por fim, o prefeito reitera que o Executivo tem custeado melhorias há bastante tempo no local. “Por isso optamos em pedir a municipalização e fazer as medidas necessárias para que possa dar mais segurança aos motoristas, mas também aos pedestres e ciclistas que usam muito esta via”, complementa.

No outro lado da ponte, Novo Hamburgo também deverá seguir o mesmo caminho. Conforme o secretário municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira, no próximo mês deverá ser agendada reunião com o titular da pasta dos Transportes do Estado, Juvir Costella, para dar andamento ao pleito de municipalização da Avenida dos Municípios na área hamburguense.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.