Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Alerta na saúde

Coronavírus: mais casos suspeitos e orientações

Sobe de 132 para 182 o número de pacientes com quadro de suspeita de infecção no Brasil e Igreja Católica orienta sobre os cuidados em celebrações

Publicado em: 29.02.2020 às 14:36 Última atualização: 29.02.2020 às 15:01

O ministro Mandetta em entrevista coletiva Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O número de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, o Covid-19, no Brasil, aumentou de 132 para 182, de acordo com plataforma do Ministério da Saúde atualizada às 16h10 desta sexta-feira (28). O País segue com um caso confirmado, o de um homem de 61 anos na capital paulista. A maioria dos casos suspeitos está em São Paulo (66), no Rio Grande do Sul (27), no Rio de Janeiro (19) e em Minas Gerais (17). Na região, a situação é a seguinte: Canoas (três casos suspeitos, dois descartados e dois excluídos), Dois Irmãos (um caso descartado e outro excluído), Montenegro (um caso suspeito e um descartado), Morro Reuter (um caso descartado), Novo Hamburgo (dois casos descartados) e São Leopoldo (um caso excluído).

Pouco mais de dez anos após a epidemia de H1N1, as pessoas voltam a precisar recorrer a hábitos de prevenção como limpar frequentemente as mãos (principalmente ao acessar banheiros públicos e serviços de transporte), evitar o compartilhamento de objetos e manter os ambientes arejados.

Montenegro

Ainda na noite de quinta-feira (27), a prefeitura de Montenegro, no Vale do Caí, se posicionou sobre caso suspeito de coronavírus. Na nota, a administração municipal informou que, após consulta, a paciente está em isolamento domiciliar e que amostras foram encaminhadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). A jovem, que esteve em países como França e Itália, apresentou sintomas de gripe.

Chimarrão

O Parque Gaúcho de Gramado anunciou nesta sexta-feira pelas redes sociais que está orientando os visitantes a não compartilharem a mesma cuia e bomba de chimarrão. O parque suspendeu temporariamente as rodas de chimarrão coletivas, comuns no local por causa da Escola do Mate, inserida na chamada Cidade dos Gaúchos.

Os cuidados com o chimarrão foram uma orientação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para evitar a transmissão do novo coronavírus, uma vez que a doença pode ser também transmitida pela saliva.

De acordo com a postagem nas redes, "o Parque Gaúcho e o GramadoZoo seguirão as orientações oficiais para a tranquilidade dos nossos visitantes". A suspensão está mantida até a normalização do quadro do coronavírus.

Missas

Arquidioceses e dioceses católicas no Brasil divulgaram uma lista de medidas preventivas para evitar possíveis contágios durante missas e celebrações. Entre as recomendações estão a que as hóstias sejam recebidas nas mãos pelos fiéis, ao invés de diretamente na boca. O momento da oração do Pai Nosso deve ser realizado sem o contato manual entre os fiéis. Outra recomendação é evitar os abraços no momento da "paz de Cristo", substituindo o gesto por uma leve inclinação de cabeça.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.