Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Prevenção

Cidade adota medidas diante do Coronavírus

Nesta segunda-feira, o secretário de Saúde Naasom Luciano falou das medidas para prevenção e controle da doença Covid-19 em Novo Hamburgo no programa Ponto e Contraponto, da Rádio ABC

Por Susi Mello
Publicado em: 03.03.2020 às 03:00

Leito na UPA Centro que poderá ser utilizado por paciente com suspeita de coronavírus Foto: Prefeitura Novo Hamburgo/Divulgação
Novo Hamburgo já definiu medidas que serão adotadas caso tenha alguma suspeita de pessoa infectada pelo novo coronavírus, o Covid-19. O Município teve dois casos suspeitos, que já foram descartados. Porém, a doença, que tem rápida transmissão, já soma dois casos confirmados e 433 casos suspeitos no País – destes, 73 estão no Rio Grande do Sul, conforme dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (2). Uma das principais medidas, anunciada no mesmo dia pelo secretário de Saúde, Naasom Luciano, no programa Ponto e Contraponto, da Rádio ABC, é um centro de referência que deve ser implantado em um espaço junto à UPA Centro para acolher pessoas que tenham suspeita de coronavírus. "Vamos equipá-lo, montar leito", exemplificou, destacando que a medida é para resguardar a saúde do maior número de pessoas.

Naasom também ratifica que será utilizado um local de referência como prioridade, embora leitos do hospital permanecerão sob aviso. O espaço junto da Unidade de Pronto Atendimento do Centro de Novo Hamburgo terá dois leitos de isolamento e acolherá pessoas que tenham suspeita de coronavírus.

"É um vírus que se propaga de forma rápida. E a informação que se propaga entre as pessoas – também de forma rápida – pode ser um agravante, pois elas tendem a ter comportamentos de acordo com a informação que recebem ou que chega até elas", acrescenta. Ele salientou ainda que a região vive de importação e exportação há muito tempo e há pessoas que passam viajando e tendo contato com outras. "É lógico que vai ter o temor", destaca o secretário.

Níveis de atuação

Naasom acredita que  Novo Hamburgo precisa estar preparada para que, caso surja alguma situação do vírus, existam protocolos e situações a serem bem sucedidas para tratar. Por isso, destacou que vai estruturar níveis de atuação no plano de contingência para saber de forma antecipada como agir. "Para a realização da Fimec, por exemplo, discutimos medidas abrangentes. Com isso, a Fenac está preparada e acho que a feira será case para este tipo de modelo, em meio a crise que temos em nível mundial", garante.

Desconhecimento

Naasom exemplificou que o mais assustador é o desconhecimento. Ele citou que no final de semana falava com um amigo, enfermeiro em Cachoeirinha. Ele relatou ao titular da Secretaria de Saúde que em um plantão noturno havia várias pessoas do interior da cidade. "Eles deram um espirro e estão preocupados com o 'corona'", salienta.

O secretário de saúde explicou que o coronavírus, em sua grande maioria, matou idosos e crianças. "Então, sabemos que essas faixas etárias são as mais vulneráveis", observa. Ele lembrou que profissionais da rede de saúde passaram por capacitação.

Participaram do programa Ponto e Contraponto, apresentado pelo jornalista João Carlos Ávila, o oficial de reserva da Brigada Militar, Carlos Magno, o secretário de Segurança de Sapiranga, delegado Rosalino Seara, o gestor de clubes Marcos Bock, representando Pensando Novo Hamburgo, e a assessora jurídica da prefeitura de Sapiranga, Ariane Pereira.

Colaborou: Jauri Belmonte

Rede privada oficializada

Além de anunciar o Centro de Referência, Naasom  destacou que a Prefeitura oficializou clínicas de saúde da rede privada hamburguense para verificar o que está sendo feito em casos de suspeitas.  A ideia é que esses locais apresentem um modelo de contingência.

Fenac faz plano extraordinário para Fimec

Reunião na sexta-feira entre Fenac, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e médico Foto: Fenac/Divulgação
Quem expor ou visitar a Fimec, que ocorrerá de 10 a 12 de março, vai conhecer medidas desenvolvidas especialmente para o evento, frente à situação mundial do coronavírus. Foi desenvolvido um plano extraordinário para a feira, visando preservar a saúde de colaboradores, visitantes, expositores e população do Município. A iniciativa, desenvolvida pela Fenac, com participação da Secretaria de Saúde (SMS), Vigilância Sanitária e o médico infectologista Renato Cassol, com experiência em controle de infecções dos Hospitais Conceição e Santa Casa, que está atuando como consultor do evento, terá três etapas.

A Fenac divulgou que haverá treinamento de todas as equipes que trabalharão no evento; investimentos em adaptação de ambulatório e equipamentos com produtos especiais; conscientização dos expositores e visitantes, com divulgação de informações de prevenção e distribuição de álcool gel para todo o público. O plano foi traçado na reunião na última sexta-feira entre os envolvidos.

Ainda nesta semana, informa a Fenac, a Vigilância Sanitária dará início aos treinamentos. As equipes de limpeza, atendimento do ambulatório (que contempla técnicos de enfermagem, enfermeiro e médico) e recepção receberão capacitações com medidas indicadas para esta ocasião.

O plano do evento

Adaptações no ambulatório existente dentro dos pavilhões;

Estande da Secretaria Municipal de Saúde dentro da feira para orientações e conscientização;

Distribuição de álcool gel para todo o público, além de instalação de dispensadores do produto nas dependências dos pavilhões;

Investimento em máscaras N95/PFF2, em caso de necessidade;

Aumento da equipe de higienização e capacitação deste público pela Vigilância Sanitária;

Higienização intensa em corrimãos, maçanetas, mesas e banheiros;

Disponibilizar todas as medidas tomadas, além de orientações de prevenção no site fimec.com.br;

Promover, através de recursos de áudio, aviso com indicações de prevenção e orientações para o público nos três idiomas;

Reforçar fortemente a conduta dos expositores e visitantes para que não compartilhem objetos pessoais;

Contratação de UTI móvel com médico, enfermeiros e técnicos especialistas;

Reforçar fortemente a conduta de expositores para que não tenham em seus estandes: chimarrão, oferta de alimentos em bandejas (neste caso, os mesmos deverão ser embalados individualmente e lacrados) e, em caso de oferta de bebidas, somente em copos descartáveis e de uso individual. 

Infectologistas abordarão coronavírus

A Associação Médica de Novo Hamburgo realizará na terça-feira (10) da próxima semana o encontro "Coronavírus: uma atualização". Médicos infectologistas abordarão a temática, a partir das 19h30, na sede do Sindicato dos Médicos hamburguense, localizada na Avenida Victor Hugo Kunz, 950. O evento, direcionado especialmente para secretarias de saúde e educação e empresas, é gratuito. Interessados em confirmar presença podem ligar para 3593 4719.
Segundo o presidente da Associação Médica, Andres Kieling, que esteve ontem (segunda) no Jornal NH, a ideia é demonstrar como lidar com esse vírus. Para isso, médicos infectologistas estarão participando do evento. Até ontem (segunda) estavam confirmados os especialistas Fernando Lipp, Fábia Corteletti, Ricardo Siegle e Marcelo Bitelo.

Montenegro tem plano de contingência pronto

A prefeitura de Montenegro está com seu plano de contingência pronto e organizado para qualquer eventualidade e já realizou o fluxo de atendimento com a Atenção Básica e os hospitais Montenegro e Unimed. O município do Vale do Caí está com três pessoas com suspeita do Coronavírus, todas com quadro estável e em isolamento domiciliar. Os três pacientes viajaram para Europa. Segundo a Secretaria de Saúde do município, é importante que a comunidade lave as mãos com frequência com água e sabão, ou higienize com álcool gel; ao tossir ou espirrar cubra o nariz com lenço ou com braço e não com as mãos; se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar. Recomenda que as pessoas evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, não compartilhem objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e chimarrão, evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados. 

Rede privada oficializada

Além de anunciar o Centro de Referência, Naasom  destacou que a Prefeitura oficializou clínicas de saúde da rede privada hamburguense para verificar o que está sendo feito em casos de suspeitas.  A ideia é que esses locais apresentem um modelo de contingência.

Infecção e doença serão tema de encontro

A Associação Médica de Novo Hamburgo realizará no dia 10 o encontro "Coronavírus: uma atualização". Médicos infectologistas abordarão a temática, a partir das 19h30, na sede do Sindicato dos Médicos hamburguense. O evento, voltado para secretarias de saúde e educação e empresas, é gratuito. Inscrições pelo 3593-4719. Segundo o presidente da Associação Médica, Andres Kieling, a ideia é demonstrar como lidar com esse vírus. Para isso, infectologistas participarão do evento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.