Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Segurança Pública

Presídio de Sapucaia do Sul é cogitado para abrigar novos detentos devido à pandemia

Medida consta em plano de contingenciamento elaborado para evitar o contágio no sistema prisional gaúcho

Publicado em: 13.04.2020 às 18:10 Última atualização: 13.04.2020 às 20:32

Obra do presídio foi concluída no início do mês de novembro e a inauguração era pretendida ainda para o ano passado pelo Estado Foto: Diego da Rosa/GES
Embora não haja nenhum registro de infecção pelo novo coronavírus nos presídios gaúchos, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) trabalha em um plano de contingenciamento da pandemia no sistema prisional. Entre as medidas que constam no programa, está a inclusão da penitenciária de Sapucaia do Sul como porta de entrada para novos detentos na Região Metropolitana durante a pandemia.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

A conclusão da obra do presídio estava prevista para março, mas entraves relacionados ao Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) e a rede de esgotos atrasaram a entrega. Conforme a Seapen, os impasses ainda não foram solucionados, o que segue inviabilizando a utilização do prédio. Contudo, a assessoria da Seapen confirma a existência da hipótese de utilização do local.

A unidade serviria para recebimento de presos com primeiro acesso ao sistema prisional e também os recapturados. Os detentos ficariam no local por cerca de duas semanas, onde passariam por uma espécie de triagem realizada por profissionais de saúde da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Aqueles que fossem identificados com sintomas da Covid-19 seriam isolados dos outros e receberiam tratamento. Os demais, seriam encaminhados para outras penitenciárias.

O plano de contingência, que teria sido aprovado por uma equipe da Segurança Pública, que conta com Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado, deve ser divulgado somente após avaliação do governador Eduardo Leite.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.