Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Animalescas

Há risco de animais transmitirem a Covid-19 para humanos?

Entidades ligadas à saúde e ao bem-estar tiram dúvidas sobre contaminação em cães e gatos domésticos

Publicado em: 27.04.2020 às 03:00 Última atualização: 27.04.2020 às 09:49

As pesquisas desenvolvidas até agora não comprovam contágio de animais para humanos Foto: Susana Leite/GES-Especial
Para tirar dúvidas sobre o risco do novo coronavírus afetar animais de estimação, o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Panaftosa-Opas/OMS) e a organização Proteção Animal Mundial (WAP/World Animal Protection) formularam uma série de perguntas e respostas para tentar dirimir dúvidas que possam gerar o abandono de animais de estimação durante a pandemia. Essa material foi divulgado também pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

O documento destaca que a desinformação gera medo, que está resultando no cruel abandono e sacrifício de cães e gatos. "A pandemia (...) está causando muita incerteza em todo o mundo de várias maneiras, entre elas, a ameaça ao bem-estar dos animais de estimação. Isso pode levar a outras situações de impacto à saúde pública, como aumento de mordidas e agressões de animais, atropelamentos que resultam em acidentes de trânsito e, possivelmente, aumento na ocorrência de doenças entre animais e eventuais zoonoses como raiva, leishmaniose, entre outras", diz o texto.

Sem evidências

É importante destacar que não há evidências científicas de que animais de companhia são uma fonte de infecção para humanos. Não há evidências de que os cães possam ficar doentes e a infecção em gatos está sendo investigada. As recomendações sobre animais incluem lavar as mãos antes e depois de interagir com eles e seus pertences, assim como manter o distanciamento se você estiver doente. "Existem muitas evidências científicas de que gatos e cães melhoram e enriquecem a vida e a saúde das pessoas", completa o texto.

Cães e gatos podem transmitir Covid-19 para as pessoas?
Não há evidências de que os cães possam ser infectados com Covid-19. Existem poucos relatos de gatos que parecem ter sido infectados pelo vírus, todos tiveram em contato com pessoas doentes com Covid-19 ou foram infectados experimentalmente em laboratório. Atualmente, os casos em felinos estão sendo investigados. No entanto, no momento não há evidências de que os gatos possam transmitir o vírus para as pessoas.

No entanto, as informações sobre o coronavírus estão evoluindo rapidamente, portanto, faremos as atualizações correspondentes à medida que novos dados estiverem disponíveis.

E o lulu da pomerânia e o pastor alemão que testaram positivo em Hong Kong, bem como o gato que testou positivo na Bélgica?
Alguns cães e gatos foram colocados em quarentena e testados para o novo coronavírus. Em 30 de março, havia três casos curiosos de possível infecção e todos são considerados casos isolados.

Posso beijar e abraçar meus cães e gatos? Posso deixar meus animais de estimação beijarem os meus filhos?
Embora amemos nossos animais de estimação, beijá-los não é uma boa ideia. Cães e gatos, como nós, têm muitas bactérias na boca que podem causar doenças. Alguns cães gostam de ser abraçados, outros não. Se você quiser acariciar um animal de estimação, faça-o, mas lave as mãos antes e depois de tocá-lo, levá-lo para passear ou alimentá-lo, para se livrar de micróbios, incluindo o coronavírus, caso o vírus tenha entrado em contato com você ou seu animal de estimação.

Se eu tiver a Covid-19, devo evitar o contato com meus animais de estimação?
Embora não haja evidências de que os cães tenham sido infectados com Covid-19 e poucas evidências de que os gatos possam ser suscetíveis, ainda é recomendável que as pessoas que contraíram a doença limitem o contato com os animais até que mais informações estejam disponíveis sobre o vírus. Desta forma cuidamos de nós mesmos e cuidamos deles. Ainda falta muito a aprender sobre a Covid-19; com o passar do tempo, teremos mais informações da doença.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.