Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Imunização

Começa nesta segunda-feira a 2ª etapa da vacinação contra a gripe em Esteio

O público-alvo são doentes crônicos, membros das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, portuários e população indígena.

Por Juliane Kerschner
Publicado em: 26.04.2020 às 17:20 Última atualização: 26.04.2020 às 17:21

Começa nesta segunda-feira (27) a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe em Esteio, que tem como público-alvo, conforme determinação do Ministério da Saúde, doentes crônicos, membros das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, portuários e população indígena.

Diferente da primeira etapa, voltada a idosos, em que as pessoas foram vacinadas em casa no município, desta vez a imunização estará disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) com sala de vacinação (as exceções são as UBS Esperança e Pedreira). A vacinação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Usuários do Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS (SAE) e Tisiologia poderão procurar o local para receber a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Esteio orienta que quem for até as unidades de saúde para receber a vacina deve tomar os cuidados para evitar o contágio com o novo coronavírus, como usar máscara de proteção facial e manter a distância mínima entre pessoas de 2 metros enquanto aguarda para ingressar na sala de imunizações. A SMS enfatiza a importância de lembrar de levar a carteira de vacinação, caso a pessoa tenha.

Na sexta-feira (24), as agentes da SMS estiveram no Parque Primavera e no Três Marias e aplicaram as últimas doses a domicílio em pessoas com 60 anos ou mais. Segundo os dados da SMS, já foram imunizados 11.832 mil idosos, o que corresponde a 119,8% da estimativa de população esteiense nesta faixa etária. Idosos que não receberam a vacina em casa poderão, a partir de segunda, ir até uma das UBSs com sala de vacinação para receber a imunização.

A vacina não protege contra a Covid-19, no entanto, ela é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus.

Uma terceira etapa da campanha está prevista para ter início no dia 9 de maio. Ela será voltada a professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.

Sapucaia do Sul

A Prefeitura de Sapucaia do Sul, iniciou a segunda fase da campanha no dia 16 de abril e continuará a dar prosseguimento a imunização nesta segunda-feira (27), após o novo repasse de vacinas, com cerca de cinco mil doses, enviadas pelo Governo do Estado na sexta-feira (24).

A vacinação segue nas 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade a partir desta segunda-feira (27), das 8h às 17h, ou até durarem os estoques nas unidades.

São Leopoldo

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Leopoldo, a previsão é de que novas doses cheguem na segunda-feira (27) e assim a imunização retornaria na terça-feira (28). Cerca de 30 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe na cidade, 7 mil só na segunda fase. Cerca de 82,83% da meta de vacinação dos trabalhadores da saúde já foi atingido e 105,06% dos idosos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.