Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Sapucaia do Sul

Aniversário do Zoo será sem público neste 1º de maio

Parque completa 58 anos nesta sexta-feira (1º). Em edições anteriores data era de abertura gratuita dos portões, reunindo mais de 25 mil pessoas

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 29.04.2020 às 11:53

Zoológico é um dos locais que estão com as visitações suspensas desde o dia 17 de março no Estado Foto: Arquivo/GES
Nesta sexta-feira (1º) além do dia do trabalhador é comemorado o aniversário do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul. Neste ano, no entanto, a celebração dos 58 anos de fundação do Zoo será diferente, sem público. Normalmente a data é comemorada com o ingresso gratuito dos visitantes, o que acaba atraindo um público de aproximadamente 25 mil pessoas para o parque. Por conta do isolamento social adotado pelo governo do Estado para evitar a disseminação do coronavírus, o Zoológico é um dos locais que estão com as visitações suspensas desde o dia 17 de março. O decreto do governador Eduardo Leite tem validade até esta quinta-feira (30), quando será divulgada a segmentação regional, um dos critérios para a implantação do distanciamento controlado no RS. 

No entanto, mesmo que o novo decreto autorize a reabertura do Parque, não deverá ocorrer nenhuma programação no local. "Nossa intenção não é chamar público. Por isso, neste ano, se houver algum tipo de comemoração será apenas por meio de postagens nas nossas redes sociais", comenta a diretora do Zoo, Caroline Castro Gomes.  Moradora do bairro Carioca, Fátima Silveira, 47 anos, diz que o passeio no Zoológico é tradição de família há anos no feriado do dia 1º de maio. "É uma data sempre muito esperada, mas que neste ano sabemos que o principal é cuidarmos da nossa saúde para no ano que vem podermos aproveitar bastante a festa", comenta ela, ressaltando que apoia que parques permaneçam fechados.    

História

No dia  1º de maio de 1962, o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul foi inaugurado. No começo contava com poucas espécies que viviam em uma praça de São Leopoldo. Logo foram adquiridos grandes animais como felinos e elefantes. Atualmente, o Zoo possui animais da América, Ásia, Europa, África e Oceania. São cerca de 130 espécies que somam mais de mil exemplares. Desde 1973, é um órgão vinculado à Fundação Zoobotânica (FZB) do Rio Grande do Sul. A partir de 1999, com a criação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), através da Lei Estadual n.º 11.363, de 29 de julho de 1999, a FZB passou a ser vinculada a esta nova secretaria, onde se mantém até os dias atuais.

(fonte: FZB/RS) 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.