Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Estiagem

Em Nova Petrópolis, uso excessivo da água gera multa de mais de mil reais

Segundo informações da Corsan, a água na barragem Santa Isabel, responsável por abastecer o município, está sete metros abaixo do nível normal

Publicado em: 04.05.2020 às 16:49

Barragem Santa Isabel é responsável por abastecer o município Foto: Divulgação/PMNP
Após decretar situação de emergência em função da estiagem no Rio Grande do Sul, no último dia 24 de abril, a administração municipal de Nova Petrópolis emitiu novo Decreto que prevê multa para quem utiliza água da Corsan no município. Assinado pelo prefeito Regis Luiz Hahn, o decreto nº 90/2020 vigora desde 30 de abril e prevê multa de R$ 1.115,00 para quem utilizar água da rede municipal para limpeza em larga escala, como lavagem de telhados, veículos e calçadas; irrigação de plantas e jardins; abastecimento de piscinas e similares; ou para atividades de lazer.

De acordo com o Decreto, os fiscais serão os responsáveis por autuar e multar quem infringir as regras descritas no documento oficial. Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Fiscalização Municipal: (54) 3281-8422. Com o novo Decreto, o objetivo da prefeitura é evitar ao máximo o desperdício de água no município, tendo em vista que o quadro de seca na região e no Estado. Segundo informações da Corsan, a água na barragem Santa Isabel, responsável por abastecer Nova Petrópolis, está sete metros abaixo do nível normal.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Lucas da Costa de Lima, pontua que é fundamental que a população utilize água de forma consciente. “Sugerimos que a população de modo geral, mas principalmente setores que utilizam água tratada em grandes volumes, façam o uso estritamente para consumo humano. Se isso não for seguido, corremos o risco de desabastecimento total nos próximos dias”, alerta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.