Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Vale a partir de segunda

Governo classifica Novo Hamburgo como área de 'risco médio' para coronavírus

Bandeira laranja, aplicada a outras 14 cidades da região, define o grau de medidas de contenção para os diferentes setores da economia

Publicado em: 09.05.2020 às 21:13 Última atualização: 09.05.2020 às 21:45

Mapa do distanciamento controlado Foto: Divulgação
Inserida na bandeira laranja de controle da Covid-19, conforme anúncio do governador Eduardo Leite na tarde deste sábado (9), Novo Hamburgo e outras 14 cidades são consideradas de risco médio. A classificação impacta em todos os setores da economia e da administração pública.

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre coronavírus

No ramo de alimentação e alojamento, os restaurantes do tradicional sistema de buffet ou self service, em que o cliente se serve, não podem abrir. Os que oferecem serviço a la carte ou prato feito podem funcionar com 50% dos funcionários, assim como lanchonetes e padarias. Hotéis podem abrir com metade dos empregados.

No setor de serviços, atividades de lazer estão vedadas. A proibição vale para casas noturnas, cinemas, teatro, clubes sociais e esportivos. Academias de ginástica, cabeleireiros e igrejas e agências de turismo podem funcionar com 25% da capacidade, que sobe para 50% no caso de lavanderias, imobiliárias, escritórios de contabilidade, advocacia e similares e call-centers. Agências bancárias, lotéricas e serviços de vigilância e limpeza têm autorização para funcionamento com 75% dos funcionários. Laboratórios e empresas voltadas à pesquisa científica podem operar com capacidade máxima, assim como funerárias.

No comércio, a permissão é para a metade da capacidade em shoppings e lojas em geral. Já os considerados essenciais, como de alimentação e combustíveis, é de 75%. Na indústria, o setor coureiro-calçadista, pode operar com 75% dos funcionários, assim como extração de carvão vegetal, madeireiras e vestuário, metalúrgica e moveleira. Para a construção, a mão-de-obra foi limitada em 50%. A capacidade máxima fica permitida para a produção de alimentos e bebidas.

As cidades

Novo Hamburgo é considerada pólo da Região 7, que tem ainda Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Portão, Presidente Lucena, Santa Mariado Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Sapiranga.

As outras bandeiras são a amarela (risco médio/baixo), vermelha (risco alto e preta (risco altíssimo).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.