Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Exemplo

PM de São Leopoldo é selecionada para integrar a Força Nacional de Segurança

Natacha Cavalheiro, 39 anos, embarca para Brasília nesta segunda-feira (11) para se somar aos demais agentes do programa

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 10.05.2020 às 10:11 Última atualização: 10.05.2020 às 11:15

Comandantes CRPO/VRS, Carlos Daniel Schultz Coelho e do 25º BPM, Sérgio Gonçalves dos Santos, homenagearam a soldado Natacha Cavalheiro Foto: Brigada Militar/Especial
Policial militar desde 2006, a soldado Natacha Cavalheiro, 39 anos, terá uma nova e importante missão a partir desta segunda-feira (11). Lotada no 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) de São Leopoldo desde que ingressou na Brigada Militar, Natacha integrará, nesta semana, a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). O embarque para Brasília está marcado para as 5 horas. Para se chegar a este tão esperado momento, no entanto, foram anos de preparação que levaram a soldado ao êxito em provas físicas que contaram com 35 candidatos, sendo apenas três mulheres, disputando seis vagas disponíveis para o Rio Grande do Sul. 

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

O processo de provas físicas, classificatórias para o curso, segundo Natacha, incluíram circuitos de corrida, abdominal, flexão e barra num dia. No outro, 12 minutos flutuando fardada e equipada, com coturno, e 50 metros de nado também fardada e equipada no Rio Guaíba, em Porto Alegre. Nesta etapa, ela se classificou em segundo lugar. "Foi um desafio. Acreditava que eram somente os melhores que conseguiam e achava que seria muito difícil e, por isso, comecei a treinar. Treinei a parte física durante dois anos para poder fazer as provas e me sair tão bem quanto homens. Nossa dificuldade como mulher é que realizamos as mesmas provas masculinas", conta Natacha. 

No curso, além do treinamento físico, os selecionados passam ainda por treinamento intelectual, o qual aborda disciplinas como direitos humanos, uso diferenciado da força e outras específicas para cada tipo de atividade: polícia ostensiva, polícia judiciária, perícia e bombeiro militar. 

Missões

Chegando em Brasília, Natacha se deslocará até a cidade de Gama, e de lá assume o serviço, recebe o material,se estabelece, e embarca para missões. "Somente lá que é que vamos saber o Estado e cidade de origem. Acredito que no começo será ago mais relacionado à saúde, a pandemia do coronavírus", opina.

Dentre os planos futuros da soldado está o de permanecer o maior tempo possível no programa. "O plano inicial é de um ano, mas que pode ser renovado várias vezes. Gostaria de ficar o máximo de tempo que eu consiga e posteriormente retornar para São Leopoldo, pois sou apaixonada por esta cidade", revela Natacha, que é natural de Porto Alegre, mas que residena cidade do Vale dos Sinos desde criança.

Segunda soldado do 25º BPM a integrar o programa

Natacha seguirá os passos da colega Daphne Jane Liberato, também soldado do 25º BPM e que há mais de um ano integra a Força Nacional. Os feitos das duas são comemorados pelo comandante do batalhão, o tenente-coronel Sérgio Gonçalves dos Santos.

"A condição das duas policiais militares, que saem do Estado para servirem à Força Nacional de Segurança Pública é extremamente importante para os integrantes do 25º BPM e para a sociedade leopoldense, pois elas passaram por rigorosos processos de seleção e recrutamento, concorrendo com vários outros policiais militares e obtendo a vaga disponibilizada. São motivos de orgulho para o comando do 25º BPM, pois representam a força gaúcha e leopoldense, passando a atuarem em todo o território brasileiro", comenta. 

Na tarde de sábado (9), o coronel, junto do comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS), o tenente-coronel Carlos Daniel Schultz Coelho, e de colegas do batalhão, se despediram da soldado Natacha fazendo uma homenagem a ela. 

Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre os estados-membros e a União Federal, a fim de executar, através de convênio, atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas. Ela é composta por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos dos estados e do Distrito Federal 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.