Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Operação Magna Ópera

Presos dois líderes dos Manos, integrantes e 'laranjas' da facção com base no Vale do Sinos

Ofensiva contra 'braços financeiros' dos traficantes aconteceu em Novo Hamburgo, Estância Velha, São Leopoldo e outras cinco cidades do RS e SC

Publicado em: 19.05.2020 às 10:58 Última atualização: 19.05.2020 às 11:31

Dois líderes fundadores da facção Os Manos, integrantes e "laranjas" foram presos na Operação Magna Ópera deflagrada na manhã desta terça-feira (19) na região. Os alvos da ofensiva foram os "braços financeiros" da organização criminosa com base no Vale do Sinos. A buscas aconteceram em Novo Hamburgo, Estância Velha e São Leopoldo. A ação também abrange as cidades de Capão da Canoa, Guaíba e Viamão, além de Itapema e Camboriú, em Santa Catarina.

Entre os presos está o zero 1 da facção, que seria o chefe do grupo criminoso, segundo a chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, a delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.

A investigação conseguiu bloquear mais de R$ 16 milhões em bens da quadrilha, que usa outras pessoas (laranjas) para ocultar o patrimônio.

A operação da Polícia Civil com apoio do Ministério Público do RS tem focado nos bens dos traficantes para tentar deter os crimes. "Sistema prisional chegou num momento que não adianta mais prender as pessoas porque elas continuam cometendo crimes dentro das prisões. Precisamos atingir a parte financeira. Foi o que aconteceu hoje", afirmou o procurado-geral do MP/RS, Marcelo Dornelles. 

"Sugando o lucro desejamos, se não fechar estas empresas, torna-lás vulneráveis", complementou o delegado Filipe Bringhenti em coletiva de imprensa em Porto Alegre nesta manhã.

Seis presos preventivos, e quatro, em flagrante

Na operação desta manhã, seis pessoas foram presas preventivamente, e quatro, em flagrante. Três integrantes da facção e um líder foram os presos em flagrante, dois líderes e cinco laranjas, preventivamente.

Uma mulher detida é companheira de um policial civil aposentado. Ela estaria atuando como laranja. Já o policial não teria envolvimento com o caso.

CORREÇÃO: das 10h51 às 11h20, o Jornal NH publicou que haviam sido presos três líderes e sete 'laranjas'. A informação já foi corrigida.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.