Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Ensino

Como as cidades da região organizam a volta às aulas do ensino fundamental

Campo Bom tem aulas remotas desde o dia 11 de maio e avalia como positiva a experiência a distância

Por Bruna Mattana
Publicado em: 28.05.2020 às 03:00 Última atualização: 28.05.2020 às 10:39

Brenda Vitória Gonçalves, de Campo Bom, realiza atividades em casa Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Bom
Há quase três semanas, Campo Bom adotou o sistema de aulas remotas na rede municipal. Desde o dia 11 de maio, as atividades são enviadas aos alunos de forma on-line e retornadas aos professores pelo mesmo canal. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, o índice de retorno dos trabalhos na segunda semana foi de 94,24%. "Para nós é uma avaliação muito positiva."

Conforme Simone, em uma situação de busca ativa, com a parceria das assistentes sociais do município, esse número, até o final dessa semana, deve melhorar consideravelmente. "As atividades estão sendo muito bem elaboradas pelos professores, bem como desenvolvidas com responsabilidade, eficiência e comprometimento pelos alunos", salienta.

A secretária destaca, ainda, que, nessa semana, os professores estão explorando, de forma paralela, a Semana Municipal do Brincar, com uma série de atividades voltadas às escolas de educação infantil, e, ontem, o Dia do Desafio. Por meio das redes sociais do Serviço Social do Comércio (Sesc), professores realizaram vídeos com exercícios para estimular a prática de atividades físicas em casa. A comunidade também foi convidada a fazer vídeos e postar em suas redes, marcando as páginas do Esporte Campo Bom.

"A avaliação da administração nesse momento é muito positiva, desse período, pois foi um trabalho eficiente de todas as equipes diretivas e de todos os profissionais das escolas, bem como da parceria com os pais. Essa parceria escola e família é de suma importância, uma vez que há previsão de mantermos o trabalho remoto."

Parobé, Sapiranga e Novo Hamburgo

Em Parobé, as aulas ainda não foram retomadas, mas atividades são enviadas às famílias. Segundo o secretário municipal de Educação, Glauco Everton Tasso, para recuperar as aulas a ideia é estender meia hora em cada turno, quando da retomada.

Sapiranga também segue enviando atividades de forma remota, mas aguarda aprovação do Ministério da Educação para validação.

A secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, diz que o Município mantém a posição de não validar as atividades remotas. "A educação a distância não está autorizada para o ensino fundamental, isso consta nos artigos 32 e 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Somente está autorizada em casos específicos", diz. "Não sou contra a educação a distância, mas como um recurso no processo educativo, contudo, nem todos podem utilizar", completa.

Outras cidades da região

Outras cidades da região estão debatendo ou experimentando modelos para retomada a distância. Em Estância Velha, a secretária municipal de Educação, Rosane Dalpiaz, ressalta que atividades estão sendo encaminhadas de forma on-line aos estudantes desde a suspensão das aulas por decreto. "Em maio, iniciamos o encaminhamento físico também", diz. O município aguarda deliberação do Conselho Nacional de Educação para saber se essas atividades serão consideradas.

Ivoti, que também trabalha com atividades de forma remota desde o dia 4 de maio, já tem uma normativa, a indicação 01/2020 do Conselho Municipal de Educação, e está tentando validar os dias e horas de atividades on-line. "As aulas presenciais permanecem suspensas no mês de junho. Os alunos continuarão recebendo atividades pedagógicas não presenciais, informou a prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa.

Taquara não tem previsão de retorno das aulas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.