Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Assalto atípico

Polícia suspeita que quadrilha que roubou 16 carros novos seja do Vale do Sinos

Encapuzados invadiram transportadora em Gravataí, fugiram com frota de veículos e três foram perseguidos e presos pela Brigada Militar, em São Leopoldo e Novo Hamburgo

Por Silvio Milani
Publicado em: 28.05.2020 às 21:26 Última atualização: 28.05.2020 às 21:38

Um assalto ousado e atípico, em Gravataí, resultou em perseguição e três presos no Vale do Sinos, na madrugada desta quinta-feira (28), com um deles baleado. Os detidos, sem antecedentes criminais, estavam no meio de grupo armado que invadiu uma transportadora de veículos, rendeu funcionários e roubou 16 caminhonetes Toyota Hilux zero quilômetro.

Dois foram interceptados em São Leopoldo e um em Novo Hamburgo pela Brigada Militar, cada um com um veículo. Outras seis caminhonetes foram recuperadas pela corporação na região no decorrer dia. O caso deve ficar com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), para identificar a quadrilha e o paradeiro dos sete carros restantes. Pelo rumo dos criminosos, suspeita é que quadrilha seja
do Vale do Sinos.



Com armas de grosso calibre, pelo menos 15 encapuzados assaltaram a transportadora Brazul, na Estrada do Gravataí, bairro Morada Gaúcha, por volta das 3 horas. O bando chegou em pelo menos dois automóveis – um Jeep Renegade vermelho e uma picape Saveiro branca. Não há informações sobre como passaram pela guarita e invadiram os pavilhões onde ficam os caminhões-cegonha e os veículos. A transportadora, com sede em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, não se manifestou. As caminhonetes roubadas seriam distribuídas para concessionárias da região metropolitana.

Tiro no braço

Eram dez Hilux tradicionais e seis do modelo Sw4, com a carroceria fechada. Os ladrões se dispersaram com elas. Por volta das 3h30, a Brigada militar avistou duas entrando em São Leopoldo pela BR-116. A perseguição e os tiros, até pela contramão, acordaram a área central.

“Foi coisa de cinema. Primeiro passou o carro em alta velocidade e, na cola, as viaturas com sirenes. Ouvimos três tiros. Depois vimos um baleado sendo colocado sentado ao lado de uma viatura”, relata um morador da Rua Brasil. Com um tiro no braço direito, Erick Rodrigues de Paula, 23, foi socorrido ao Hospital Centenário. A Sw4 branca que ele conduzia foi recuperada. Segundo a BM, foi apreendida uma réplica de pistola com Erick.


A outra caminhonete, uma Sw4 prata, foi interceptada pouco depois na Avenida Senador Salgado Filho, no bairro Scharlau, com um motorista de 24 anos. Por volta das 4 horas, os brigadianos depararam com mais uma Hilux, desta vez em Novo Hamburgo. Eles conseguiram parar o veículo no cruzamento da Rua Adonai Nunes dos Santos com Presidente Juscelino Kubitschek, no bairro Canudos. Um homem de 46 anos foi preso.

Um ficou preso e dois foram soltos

O homem de 46 anos foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo e o de 24, à DPPA de São Leopoldo. Foram ouvidos e liberados. “Durante a ocorrência, não havia notícia de roubo e não era possível pesquisar sobre delito, pois os veículos estavam sem placas”, explica o delegado da 1ª DP de São Leopoldo, Marcelo Kanner, responsável pelo plantão no Vale do Sinos na madrugada.

Ele acrescenta que, quando o baleado recebeu alta médica e foi levado à DPPA, já havia a ocorrência de roubo. “Além disso, o indivíduo foi reconhecido por um vigilante como participante do assalto.” Por isso, conforme o delegado, Erick de Paula, que inicialmente seria autuado por receptação, teve a situação agravada para flagrante por roubo. Kanner frisa que os dois liberados serão investigados no inquérito, que deve ser conduzido pelo Deic. “A ocorrência desses foi como receptação, mas serão investigados no inquérito de roubo.”


Grupo invadiu casas para esconder caminhonetes

Duas caminhonetes Toyota Hilux SW4 são apreendidas em São Leopoldo Foto: Divulgação/Brigada Militar
A localização de outras quatro caminhonetes em São Leopoldo, à tarde e à noite, causou surpresa aos policiais. Os brigadianos constataram que a quadrilha invadiu duas casas para esconder os veículos. Por volta das 15 horas, a dona de uma casa desabitada na Rua Tarcilio Nunes, bairro Santo André, foi avisada, por pedreiros que fariam reforma na propriedade, que o cadeado do portão tinha sido trocado.

Ela foi verificar e constatou que era diferente do que ela havia deixado. Ao ver, com espanto, duas Sw4 novas no pátio, chamou a Brigada. A corporação recuperou outras duas Hilux por volta das 18h30 em uma casa na Rua Engenho Elibio Weber, bairro Feitoria. Pela manhã, os brigadianos já tinham encontrado outras duas em Esteio e Cachoeirinha. “

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.