Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Modelo de distanciamento

Prefeitos da Amserra encaminham documento ao Estado solicitando reanálise da bandeira

Representantes dos municípios da região afirmam que precisam de tempo para se adequar às novas regras; governador diz que vai analisar os argumentos

Publicado em: 15.06.2020 às 14:38 Última atualização: 15.06.2020 às 15:54

Assinatura do documento Foto: Lu Zanatta/Estrategiacom
Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (15), na Prefeitura de Gramado, os prefeitos da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) optaram por redigir um documento que será entregue ao Governo do Estado, solicitando a reanálise da bandeira vermelha para a região, onde estão Gramado, Canela e Nova Petrópolis. O objetivo é que o governador Eduardo Leite reconsidere as mudanças e estipule bandeira amarela para todos os sete municípios da Associação.

No ofício, os representantes das cidades argumentam que vêm respeitando as medidas de segurança e que entendem o ocorrido como uma "injustiça com os municípios que compõem esta associação". O documento justifica, ainda, que as cidades cumpriram rigorosamente as orientações emanadas do Executivo Estadual, a ponto de apresentarem números pouco elevados em relação à pandemia causada pelo coronavírus. "No entanto, foram atingidos por números oriundos de locais diversos, sem vinculação geográfica, econômica e social, causadores diretos da reclassificação", apontam os prefeitos no ofício.

Em transmissão ao vivo realizada pelo governador nesta segunda, Leite disse que vai analisar os dados e argumentos dos prefeitos atentamente e também pediu que os municípios entendam e avaliem as restrições conforme os 11 indicadores do modelo de distanciamento controlado. Eduardo Leite explicou que a decisão pode afetar municípios com menos casos, porém a cidade de referência em atendimento de saúde está sendo comprometida. No caso da região de Gramado, a referência é Caxias do Sul.

Adequação

Quanto ao cumprimento da imposição das regras da bandeira vermelha aos municípios, os prefeitos da Amserra afirmam que precisam de um tempo para se adequar às novas regras e que estão discutindo com o Governo do Estado. Os políticos aguardam a reunião anunciada pelo próprio Governo, que deve ocorrer hoje, às 18 horas, via internet.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.