Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Pandemia

Após surto e quatros óbitos por Covid-19 em residencial, idosos são realocados em Esteio

Dos 40 moradores do lar geriátrico, 28 testaram positivo para o novo coronavírus e quatro faleceram; prefeitura abrigou os moradores com resultado negativo no Parque de Exposições Assis Brasil

Por Jean Peixoto
Publicado em: 19.06.2020 às 22:37 Última atualização: 19.06.2020 às 22:37

O Lar de Idosos Paz e Amor, que abriga 40 moradores, tornou-se foco de um surto de coronavírus no mês de maio. Localizada no bairro Três Marias, em Esteio, a casa geriátrica registrou 28 residentes infectados e quatro óbitos decorrentes da Covid-19.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

No dia 10 de junho, a prefeitura autuou a instituição e realizou uma interdição parcial da casa. Na tarde desta sexta-feira (19), uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (Smcte), realocou 10 idosos do Paz e Amor, que testaram negativo para a doença, no centro de cuidados contra o coronavírus, montado no alojamento do Parque de Exposições Assis Brasil.

Início do surto

Conforme o advogado e administrador do Paz e Amor, Evandro Fernandes, desde o dia 15 de março o residencial não estava mais recebendo novos moradores como medida preventiva devido à pandemia. Ele explica que a exceção à regra foi da idosa de 97 anos, que faleceu no dia 26 de maio, e teria contraído a doença de sua cuidadora particular. "Esta senhora foi atendida no Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, e nos disseram, por telefone, que ela estava há bastante tempo internada e que não teria perigo, pois o resultado tinha dado negativo", afirma Evandro.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a paciente teria transmitido para as outras duas cuidadoras que contaminaram outros moradores do residencial. No dia 4 de junho, por determinação da SMS, cinco pacientes foram internados no Hospital São Camilo, por outras comorbidades. Nos dias 10 e 12 de junho, dois óbitos foram registrados, sendo duas residentes do Paz e Amor (de 75 e 78 anos), com teste positivo para Covid-19. O quarto óbito de morador do residencial decorrente da Covid-19 foi registrado nesta quinta-feira (18). A paciente era uma mulher, de 68 anos, que sofria de alzheimer, cardiopatia e hipertensão.

Segundo a SMS, o lar foi notificado para que desenvolvesse um plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão do vírus. Durante fiscalização, no dia 9 de junho, a Vigilância Epidemiológica teria constatado que o lar descumpriu o próprio plano, liberando um residente infectado pela Covid-19 para sair do isolamento, e foi autuado no dia 10.

Acolhimento no Parque

Moradores do lar foram realocados após surto do novo coronavírus Foto: Eduardo Baratto Leonardi/PME/Divulgação
O centro para acolhimento de idosos, anunciado em maio, foi montado no Parque Assis Brasil a partir de cedência do espaço do alojamento, sem custo, pelo Governo do Estado. Até esta sexta-feira, o centro não havia recebido usuários. Em princípio, a ideia era utilizá-lo para receber moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e em situação de vulnerabilidade social do município com suspeita de Covid-19. Contudo, o plano inicial foi adaptado. Todos os 10 idosos do Paz e Amor transferidos para lá tiveram resultado negativado e devem permanecer lá por 14 dias. Eles foram testados na semana passada. Uma nova coleta será feita nesta segunda-feira (22).

12 moradores negativados

Evandro Fernandes explica que 12 residentes da instituição testaram negativo para o novo coronavírus, mas que apenas dez foram deslocados para o centro de cuidados. "Uma idosa foi hospitalizada por outra doença, sem relação com a Covid-19. Outra idosa foi levada para casa pelos familiares, que preencheram toda a documentação."

Solidariedade e prevenção

O administrador do Lar ressalta que os familiares dos pacientes falecidos foram solidários com a instituição. "Recebemos apenas elogios dos familiares pela nossa conduta durante a pandemia. Ficamos muito sentidos pelos óbitos, mas tranquilizados pelos números de pessoas recuperadas e negativadas", afirma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.