Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Pandemia

Região permanece na bandeira vermelha, mas há mudança nos protocolos

Anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite no fim da tarde desta segunda-feira (22)

Por Bruna Mattana
Publicado em: 22.06.2020 às 18:46 Última atualização: 26.06.2020 às 16:44

As regiões de Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Capão da Canoa terão uma semana de bandeira vermelha. A migração de laranja para vermelha, anunciada no último sábado, devido à piora nos indicadores de propagação da Covid-19 e da capacidade de atendimento do sistema de saúde, se manteve, segundo anúncio do governador Eduardo Leite no fim da tarde desta segunda-feira (22). Somente a região de Palmeira das Missões, que também entraria na bandeira vermelha, teve reversão e ficará na bandeira laranja, que indica risco epidemiológico médio de contaminação ao novo coronavírus.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Nesta segunda-feira, o Gabinete de Crise analisou os recursos apresentados por associações de municípios referentes ao mapa preliminar apresentado no sábado. Mas, segundo Leite, as quatro regiões se mantiveram na bandeira de risco alto de contaminação por causa do aumento na proporção de leitos ocupados por pacientes com Covid-19.

A novidade, no entanto, é que há 37 municípios na bandeira vermelha que não tiveram óbitos nem internações por Covid-19 nos últimos 14 dias e, por isso, poderão usar as restrições da bandeira laranja, se assim desejarem. "Essa semana nós vamos rodar o modelo na quinta e anunciar na sexta o mapa preliminar", disse o governador. Os prefeitos terão 48 horas para apresentar suas considerações e na segunda haverá a reunião do gabinete de crise, consolidando quais restrições serão estabelecidas na semana seguinte.

Restaurantes em bandeiras amarela e laranja seguem abrindo conforme o que preveem os protocolos, e em bandeira vermelha e preta não podem abrir, apenas tele-entrega, drive-thru e take away.

Protocolos

Segundo Leite, mesmo em bandeira vermelha, os municípios poderão ter alguns serviços definidos pelos gestores municipais, como o serviço público, que poderá ser regulado em âmbito municipal; o transporte coletivo fica os 50% de ocupação ou a norma local; bancos e lotéricas também poderão ter uma norma municipal, missas e cultos podem ser público de até 30 pessoas, a indústria poderá trabalhar com 75% dos funcionários e não somente 50%, conforme determina a bandeira; as academias poderão funcionar com atendimento individualizado, assim como clubes de futebol.

Confira os municípios da região que podem operar com restrições da bandeira laranja

Balneário Pinhal
Barão
Barão do Triunfo
Capela de Santana
Harmonia
Maratá
Morro Reuter
Nova Hartz
Pareci Novo
Presidente Lucena
Salvador do Sul
São José do Hortêncio
São José do Sul
São Pedro da Serra
Tupandi
Xangri-lá

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.