Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Mais de 100 milímetros

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Rolante emitem alerta para risco de alagamentos

Nível do Rio Areia está 2 metros acima do normal; algumas localidades do interior estão com acesso bloqueado; alguns bairros estão com abastecimento de água comprometido

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 30.06.2020 às 12:50 Última atualização: 30.06.2020 às 13:01

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, no Vale do Paranhana, emitiram na manhã desta terça-feira (30) um alerta quanto à elevação do nível de rios e arroios na cidade e, também, o risco de deslizamentos. Conforme os bombeiros, a chuva que caiu durante superou os 100 milímetros na cidade, elevando, especialmente, o nível dos rios Rolante e Areia. 

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Rolante, Leandro Gottschalk, no momento o risco é moderado, mas a previsão de chuva é o que causa preocupação. "No momento, o rio está se formando dentro da calha, mesmo com a sua elevação; alguns arroios estão diminuindo seu volume. A limpeza e retificação do rio, realizadas há alguns meses, estão fazendo a diferença, a água está escoando com mais rapidez", frisou. Gottschalk informa que, no momento, o Rio Areia está 2 metros acima do normal. 


Áreas afetadas conforme o Corpo de Bombeiros:


:: acesso à localidade de Rolantinho, com 30 centímetros de água sobre a pista;
:: localidade de Linha Reichert, na reta da mecânica do Schmia, com 30 centímetros de água sobre a estrada;
:: rua Matilde Elisabeth, no bairro Grassmann, com água do arroio sobre a via;
:: bairro Contestado, água chegando à Rua Oscar Ritter;
:: acesso às localidades de Campinas 1 e 2 interditado, água sobre a estrada;


Abastecimento pode afetado

Segundo a prefeitura de Rolante, o grande volume de chuva compromete o tratamento e a distribuição da água em Rolante. Em alguns bairros, a previsão de normalização do abastecimento é até as 18 horas. A Corsan informou que, em virtude do grande volume de chuva registrado ao longo da noite e que segue nesta manhã, as características da água do rio foram alteradas, dificultando a captação de água bruta. 

Ainda segundo a Corsan, técnicos estão acompanhando as variações do rio e trabalhando para normalizar o abastecimento com a maior celeridade possível. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.