Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Após chuvas

Defesa Civil segue monitorando nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo

Instabilidade contribuiu para o aumento em três centímetros do nível do rio que atingiu 4,27 metros neste domingo; estado de alerta é disparado quando o rio chega a 4,30 metros

Por Juliane Kerschner
Publicado em: 05.07.2020 às 17:51 Última atualização: 05.07.2020 às 18:41

Com a instabilidade do tempo, a Defesa Civil de São Leopoldo verificou, na tarde deste domingo (5) que o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo atingiu 4,27 metros. A medição que constatou que o Rio dos Sinos está há três centímetros do estado de alerta, foi realizada às 15h30, na régua de telemetria do Serviço Geológico Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Com a constatação de nível superior a 3,50 metros, a Defesa Civil mantém o protocolo de monitoramento intensivo do nível do Sinos.

De acordo com o coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, o nível encontra-se acima do nível de normalidade, que é em média de 2,00 a 2,50 metros, e com com baixa elevação nas últimas 24 horas, subindo apenas três centímetros.

“O nível se mantém estável nos 4,27 metros desde às 5h30, mas sem apresentar riscos no momento. Lembrando que o primeiro local a ser atingido é a rua da Praia quando o Rio dos Sinos fica superior aos 4,50 metros e que o estado de alerta é disparado quando atinge a marca de 4,30 metros, o que nos dá uma boa margem de tempo para agir e orientar a população”, explica.

A Defesa Civil também aproveitou a oportunidade para revisar os critérios para ativação do protocolo de alerta conforme disposto no Plano de Continência para Inundações da Defesa Civil de São Leopoldo (PLACON).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.