Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Efeito ciclone

Meteorologia alerta para acumulado de um mês de chuva em apenas 24 horas

Cidades da região estão em alerta para possíveis inundações e até enchentes

Por Bianca Dilly
Publicado em: 07.07.2020 às 03:00 Última atualização: 07.07.2020 às 10:08

Rio dos Sinos já sai do leito na Prainha e no banhado junto à Avenida Integração Foto: Inezio Machado/GES
Só entre esta terça-feira (7) e amanhã, em um intervalo de 24 horas, pode chover o equivalente a mais de um mês de precipitações acumuladas na região. A previsão, da MetSul Meteorologia, é o resultado de um novo ciclone extratropical que vai atingir o Estado. Com isso, defesas civis, bombeiros e prefeituras se preparam para possíveis transtornos, como alagamentos e transbordamento de arroios, córregos e rios, além de outros problemas ocasionados pelo encharcamento do solo, sobretudo na Serra.

Algumas das situações que preocupam são a do Rio dos Sinos, que já tinha água fora do leito desde a manhã de ontem em Novo Hamburgo, trazendo risco de inundação, e já está em nível de alerta em São Leopoldo, assim como o Rio Caí, em São Sebastião do Caí, que havia chegado aos 7,6 metros na medição mais recente e pode registrar nova enchente, após a ocorrência da última semana.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Novo Hamburgo, tenente Claudiomiro da Fonseca, a situação é de atenção, pois o rio está com volume alto. "Por enquanto, o nosso trabalho é de monitoramento nas áreas mais suscetíveis, como a Prainha, Vila Integração e Porto Satiro", explica, sobre regiões do bairro Lomba Grande. Nas últimas medições, o nível marcava 6,22 metros. A partir dos 6, pontos como estes já começam a ficar alagados. "Agora, não é um alerta para as famílias, é mais para o nosso acompanhamento", pontua.

Aviso a partir dos sete metros

Para que o aviso seja emitido aos moradores de Novo Hamburgo, o nível do Rio dos Sinos deve chegar em cerca de 7 metros, quando gera transtornos nos bairros Canudos e Santo Afonso. "Só que para subir na vertical demora muito e isso não deve se alterar no curto prazo", destaca o tenente Fonseca.

 

Rio Caí está quase cinco metros acima do normal

A Defesa Civil de São Sebastião do Caí está em alerta com a elevação do Rio Caí. Após os alagamentos e famílias desalojadas em razão do ciclone bomba da última semana, as chuvas do domingo e previsões para os próximos dias voltaram a trazer preocupação para moradores das áreas ribeirinhas. O rio segue cerca de cinco metros acima do normal. "Temos nosso plano de contingência e já estamos tomando todas as medidas, como a preparação do ginásio", afirma o coordenador, Pedro Griebler.

 

Chuva, vento e frio

Conforme a MetSul, o novo ciclone que chega ao Estado tem características distintas do que foi visto na semana passada. Os modelos apontam chuva entre 100 e 150 milímetros na metade norte. Região metropolitana, vales do Sinos, Paranhana, Caí, Serra e litoral norte são alguns dos locais que podem receber os maiores volumes. Enchente de médio a grande porte é prevista para o final desta semana e início da próxima. "Na segunda metade da semana, as temperaturas serão derrubadas pela massa de ar polar", conclui a meteorologista Estael Sias.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.