Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Crime

Polícia descobre grupo de Novo Hamburgo que fraudava o auxílio emergencial

Quatro moradores do bairro Jardim Mauá fizeram pelo menos 16 vítimas e serão indiciados por estelionato, segundo delegado Alexandre Quintão

Por Silvio Milani
Publicado em: 06.07.2020 às 19:41 Última atualização: 06.07.2020 às 20:25

Celulares, máquinas e dinheiro foram apreendidos pela 3ª DP de Novo Hamburgo Foto: Polícia Civil
A 3ª Delegacia Polícia de Novo Hamburgo desmontou um esquema de fraudes no auxílio emergencial que já tinha feito pelo menos 16 vítimas na cidade, a maioria do bairro Canudos. Segundo o delegado Alexandre Quintão, o golpe era liderado por um jovem de 19 anos, com três comparsas, de 18, 20 e 22 anos, todos do Jardim Mauá.

Eles já tinham sacado R$ 9,6 mil relativos a 12 benefícios de 600 reais. “É possível que tenham feito mais vítimas, pois somente na nossa delegacia temos 50 ocorrências do golpe”, observa Quintão, que indiciará os quatro por estelionato. “Eles já foram ouvidos e confessaram.”

Conforme o delegado, o crime era praticado por meio de uso de dados pessoais das vítimas, como CPF, data de nascimento e nome da mãe, obtidos de forma fraudulenta em sites ilegais. Usaram o aplicativo Caixa Tem, da agência da Caixa Econômica Federal do bairro Canudos. “Houve saques através de boletos gerados em sites de compras on-line e também pelas contas bancárias das mães de dois autores na Caixa”, explica Quintão. De acordo com ele, as mães foram ouvidas e afirmaram desconhecer o esquema. “Elas declararam que os filhos disseram que era para receber pagamento por trabalhos informais.”

Apreensões

Vigaristas geravam boletos para receber os 600 reais Foto: Reprodução
Nesta segunda, os agentes apuraram novos extratos feitos pelos vigaristas. Na semana passada, foram apreendidos cartões bancários, máquinas de cartão, documentos, boletos, celulares e R$ 1,6 mil em dinheiro. Os quatro investigados não têm antecedentes criminais. Não trabalham nem estudam. “Se não fossem descobertos, não iam parar.”


Golpe viralizou

No dia dez do mês passado, o Jornal NH publicou uma reportagem sobre onda de golpes do auxílio emergencial. Já passavam de 100 ocorrências na Central de Polícia de Novo Hamburgo. Quando tentavam acesso ao seguro, as vítimas eram informadas que alguém já tinha sacado. Desde que foi lançado pelo governo em razão da crise financeira causada pela pandemia do coronavírus, no fim de março, borbulham pelo País fraudes no auxílio.


Caixa garante benefício aos lesados

Conforme a Caixa, se comprovado saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido. Em nota, a instituição salienta que eventuais contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência. “A Caixa informa que atua de forma conjunta com os órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir um nível adequado de segurança no pagamento do Auxílio Emergencial. Sempre que detectada suspeita de crime, a Polícia Federal é acionada e recebe todas as informações para as investigações e intervenções necessárias.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.