Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Em monitoramento

Defesas civis mantêm alerta mesmo com Sinos e Caí sem transbordar

Inundações ocorrem quando rios passam dos 7 metros; nesta manhã, Rio dos Sinos marcava 6,18m e o Caí, 6,30m

Por Susi Mello
Publicado em: 07.07.2020 às 11:26 Última atualização: 07.07.2020 às 12:05

Nível do Rio Caí estava 6,18 metros às 8 horas desta terça-feira Foto: Defesa Civil São Sebastião do Caí/Divulgação
As defesas civis de Novo Hamburgo e São Sebastião do Caí estão em alerta diante da chuvarada que ocorre na região desde o final da madrugada desta terça-feira (7). Mesmo que o nível dos rios do Sinos e Caí tenha baixado nesta manhã, comparado com o registrado ontem e sem ocorrências de alagamentos, os órgãos mantêm monitoramento em locais que historicamente têm mais problemas com enchentes.

Em Novo Hamburgo, o coordenador da Defesa Civil, o tenente Claudiomiro da Fonseca, informa que, mesmo sem registros de ocorrências, a equipe fará uma ronda nos bairros Santo Afonso, Canudos e Lomba Grande. Em São Sebastião do Caí, o bairro Navegantes é o que historicamente apresente mais problemas.

Sem alagamentos

Tenente Fonseca explica que não há registro de alagamentos. Nesta terça-feira pela manhã, complementa, a Defesa Civil esteve na Casa de Bombas. "Ela está funcionando e o nível da bacia de acumulação dela estava baixo", acrescenta.

Rio Caí

A retirada de famílias que vivem em área ribeirinha do Rio Caí ocorrerá na madrugada ou na manhã de quarta-feira somente se chover conforme o previsto. Essa é a previsão do coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Pedro Griebler, que destaca que essa situação não foi necessária na manhã desta terça-feira. Ele conta que as chuvas leves escoam bem. Às 7 horas o rio estava em 6,30 metros e quando chega em sete metros que a Defesa Civil entra em alerta e o plano de contingência passa a ser ativado.

Nível

Mesmo com a chuva, que voltou a cair na noite de ontem de forma constante, o nível do rio Caí baixou e, depois de ter atingido 7,62 metros na segunda-feira, às 14 horas, marcou 6,30 metros às 8 horas desta terça-feira. Em Novo Hamburgo, o Rio dos Sinos estava em 6,18 metros na manhã de hoje, contra os 6,22 metros de ontem.

Em ambos municípios, a maior preocupação é se o nível chegar aos sete metros, o que precisaria de muita chuva. "Esse decréscimo do nível do rio é porque a água está escoando no Guaíba. Se começar chover forte e constante o nível de rio começa a subir mais", estima Fonseca.

A mesma explicação tem a Defesa Civil do Caí. "O grande problema do Rio Caí é que ele tem uma caixa pequena e o volume exagerado de chuva causa enchente", relata Griebler. Ele exemplifica que se chover 100 milímetros na Serra, como previsto, em três dias, não acontece nada. Porém se chover 100 milímetros em 12 ou 15 horas há uma inundação de 3,5 metros. "O rio tem uma capacidade de escoamento, mas problema é o volume exagerado de água em pouco tempo", sintetiza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.