Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Cheia

Nível do Sinos atinge 5 metros, e Defesa Civil mantém alerta para risco de inundação em São Leopoldo

Na tarde deste sábado, rio subia, em média, um centímetro por hora

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 11.07.2020 às 15:32 Última atualização: 11.07.2020 às 20:12

Rua da Praia era uma das mais atingidas na manhã deste sábado Foto: Defesa Civil/ Divulgação
O nível do Rio dos Sinos segue subindo e causando preocupação em São Leopoldo. Na tarde deste sábado (11), segundo medição feita pela Defesa Civil na Rua da Praia, às 15 horas, ele marcava 5 metros metros, 2,50 acima no nível considerado normal, mantendo o alerta para risco de inundação na cidade. Conforme o órgão, o nível segue subindo, em média, um centímetro por hora. A água já cobriu alguns pontos da Rua da Praia no bairro Rio dos Sinos e também já começou a atingir vias dos bairro Pinheiro e Feitoria, como a Rua das Camélias e Otto Daudt. 

Com a previsão de mais chuva nos próximos dias, a Defesa Civil começou a orientar moradores de áreas de risco a deixarem suas casas. De acordo com o superintendente da Defesa Civil de São Leopoldo, Willian Stack, até a tarde deste sábado duas famílias já haviam deixado suas residências, uma moradora na Rua da Praia e outra do bairro Feitoria.  

Por medida de segurança, devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São Leopoldo, através secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e do Orçamento Participativo (Semop), está articulando alguns espaços de abrigamento para famílias que necessitarem ser realocadas, caso haja um aumento muito significativo do volume de água do rio. O objetivo é evitar reunir muitas famílias no Ginásio Municipal.

As orientações principais dadas a quem decide deixar as residências são: pegar todos documentos das pessoas da casa; medicamentos de uso contínuo e algumas peças de roupas. Também há cuidado com os animais, que precisam ser deixados em um local seguro.

Moradores de São Leopoldo atingidos podem contatar a Defesa Civil pelos números: 153 / 2200-0633 / 98924-7852 / 99327-5609.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.