Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região São Leopoldo

Sinos chega a 4,95 metros e Defesa Civil orienta moradores a deixarem áreas de risco

Até a manhã deste sábado (11) apenas uma família havia deixado a residência, na Rua da Praia para se abrigar na casa de parentes

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 11.07.2020 às 09:13 Última atualização: 11.07.2020 às 09:36

Rua da praia tomada pelas águas do Sinos na sexta-feira (10) Foto: Diego da Rosa/;GES/Diego da Rosa/GES
O nível do Rio dos Sinos segue subindo e causando preocupação em São Leopoldo. Na manhã deste sábado (11), segundo medição feita pela Defesa Civil na Rua da Praia, ele marcava 4,95 metros, 2,45 acima no nível considerado normal. Ao longo de sexta-feira (10), o nível seguiu em elevação, entre 1 a 1,5 centímetro por hora. A água já cobriu alguns pontos da Rua da Praia no bairro Rio dos Sinos e também já começou a atingir a Rua das Camélias, no bairro Pinheiro.

Com a previsão de mais chuva nos próximos dias, a Defesa Civil começou a orientar moradores de áreas de risco a deixarem suas casas. De acordo com o superintendente da Defesa Civil de São Leopoldo, Willian Stack, até a manhã deste sábado apenas uma família moradora da Rua da Praia, havia deixado a residência para se abrigar na casa de parentes. "Vamos agora pela manhã ao bairro feitoria para orientar os moradores de áreas onde há risco de a água invadir ainda nesta tarde a deixarem as casas", comenta Stack. 

Por medida de segurança, devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São Leopoldo, através secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e do Orçamento Participativo (Semop), está articulando alguns espaços de abrigamento para famílias que necessitarem ser realocadas, caso haja um aumento muito significativo do volume de água do rio. O objetivo é evitar reunir muitas famílias no Ginásio Municipal.

 

As orientações principais dadas a quem decide deixar as residências são: pegar todos documentos das pessoas da casa; medicamentos de uso contínuo e algumas peças de roupas. Também há cuidado com os animais, que precisam ser deixados em um local seguro. Moradores atingidos podem contatar a Defesa Civil pelos números: 153 / 2200-0633 / 98924-7852 / 99327-5609.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.