Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Prevenção

Para frear a Covid, Estância Velha passa a fazer testes nas UBSs

Cidade registrou dez mortes pela doença desde 6 de julho e casos cresceram 201% no mês. Após avanço, prefeitura adota novas medidas

Por Bianca Dilly e Micheli Aguiar
Publicado em: 23.07.2020 às 03:00 Última atualização: 23.07.2020 às 11:09

Enfermeira Lisandra Bertazzo, da UBS Centro, em Estância Velha, com caixa de testes rápidos Foto: Thalía dos Santos/Prefeitura de Estância Velha
Com dez mortes por Covid-19, todas registradas em julho, além de um salto de 201% nos casos positivos somente neste mês, Estância Velha busca frear o avanço da doença. Para agilizar o diagnóstico de pacientes com suspeita da infecção, agora Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Estância Velha também contam com a possibilidade de realização de testes rápidos para detectar o vírus. Os dispositivos dos exames foram distribuídos na semana passada entre os oito postos municipais e fazem parte de novas ações de combate ao coronavírus.

O crescimento de confirmações na cidade também levou à medida. Desde o início da pandemia, até o final de junho, eram 96 diagnósticos positivos para a doença. Se comparado até a última terça-feira, o número quase triplicou em julho, chegando a 289 confirmações até esta quarta-feira. "A ação foi criada para agilizar o diagnóstico, evitar a circulação de suspeitos com a doença e desafogar o atendimento no Centro Covid", frisa o secretário municipal de Saúde, Vitor Berlitz.

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre coronavírus

De acordo com o responsável pela pasta, houve incremento nas testagens, e não apenas a redistribuição dos kits. "Comparando os testes de hoje a um mês atrás, com certeza o aumento foi significativo", afirma. Neste mês, o crescimento de exames foi de cerca de 52% em relação ao final de junho. Na distribuição para os postos de saúde, foram entregues 25 testes rápidos em cada unidade, número que pode ser ampliado após solicitação junto à secretaria. Em média, são três testes PCR encaminhados ao laboratório da Universidade Feevale diariamente.

"Devido ao aumento da demanda, foi estabelecido este quantitativo", resume Berlitz. Sobre quem fará os testes, o secretário detalha: "Será realizado o exame no cidadão que procurar atendimento e passar por um critério técnico do médico. Isto quer dizer que o teste só será feito se o médico suspeitar que o paciente esteja com Covid-19."

Tratamento precoce

Além da preocupação com os testes, o município afirma que tem tomado outras medidas. "A gestão se reuniu com os profissionais técnicos e resolveu adotar alguns medicamentos para o tratamento. Destes, alguns já existiam no município, mas usados de outra forma", detalha. O secretário frisa que mesmo sem evidências científicas, a definição, junto com a promotoria, foi de disponibilizá-los. "A decisão de usá-los é específica do ato médico. Se médico e paciente decidirem realizar um tratamento não convencional, sem evidências científicas, estes estarão à disposição. Nós, gestores, não podemos impedir que o usuário possa optar em fazer uso", acrescenta. As orientações de isolamento, higiene e distanciamento controlado do Estado continuam sendo seguidas.

Os números

O primeiro caso de Covid-19 foi registrado em Estância Velha no dia 22 de março, ou seja, 12 dias após o paciente número um do Estado - e da região. Até o dia 6 de julho, a cidade não tinha mortes pela doença. Os dez óbitos até ontem ocorreram em 15 dias - sendo dois deles na última terça-feira. Na quarta, a prefeitura informava ter 14 pacientes hospitalizados e, destes, dez estão em leitos clínicos e outros quatro em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) não conta com leitos de UTI e a região 7 do distanciamento controlado, da qual Estância Velha faz parte, estava com taxa de ocupação de UTI adulto em 100% às 19 horas de ontem, conforme a Secretaria Estadual da Saúde.

Testes conforme avaliação médica

Os testes dependem de avaliação médica caso a caso. As unidades de saúde Centro, Bela Vista, Nova Estância, Floresta, Campo Grande, Rincão Gaúcho e Rincão dos Ilhéus 1 e 2 funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Horário para agendamentos

O agendamento de testes é das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira, pelo telefone "disque corona", no (51) 99725-6602. Além disso, o Centro de Monitoramento de Apoio ao Combate da Covid-19 fica no pavilhão da Igreja Católica em frente ao hospital.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.