Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Isolamento social

Vale do Sinos apresenta recurso contra bandeira vermelha e alega ampliação de leitos

Municípios e associações encaminharam 49 pedidos de reconsideração ao mapa preliminar do distanciamento social. Entre eles, o Vale do Sinos

Por Bruna Mattana
Publicado em: 27.07.2020 às 07:00 Última atualização: 27.07.2020 às 09:25

Ocorre nesta segunda-feira (27) a divulgação final das bandeiras da 12ª rodada do distanciamento controlado do Estado. No mapa preliminar, divulgado na última sexta-feira (24), 14 regiões ficaram em bandeira vermelha, ou seja, alto risco de contaminação ao coronavírus, entre elas Novo Hamburgo, Taquara, Canoas, Capão da Canoa e Caxias do Sul. Dessas, duas apresentaram recurso solicitando a reversão da decisão preliminar.

A Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars) entrou com pedido alegando ampliação dos leitos para Covid-19 - que devem ocorrer ainda esta semana. "A estrutura pública de Novo Hamburgo dedicada exclusivamente para a Covid-19 poderá chegar a 120 leitos clínicos, além de oito leitos de estabilização e 25 leitos de UTI", destaca a presidente da Amvars e prefeita de Dois Irmãos, Tânia da Silva.

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre coronavírus

O documento apresentado pela Amvars ao gabinete de crise do Estado diz ainda que "manter o comércio de produtos não essenciais de rua com atendimento apenas por comércio eletrônico e tele-entrega, manter fechado para o atendimento ao público grande parte do setor de serviços, proibir a alimentação dentro dos restaurantes e padarias, são medidas que excedem o 'mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública' a que se refere o § 1º do art. 3º da Lei Federal nº 13.979/2020."

O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), José Carlos Breda, destaca que a região serrana também apresentou recurso, ressaltando o atendimento prestado à macrosserra e outras regiões.

Conforme havia adiantado na última sexta, a região que compreende o litoral norte acatou a bandeira vermelha. O prefeito de Igrejinha e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), Joel Wilhelm, também disse que a região não apresentou reconsideração. "Fazendo o levantamento de números da região não conseguimos argumentação para contestar."

Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) e prefeito de Harmonia, Carlos Alberto Fink, a associação também não apresentou recurso.

Mais de 80% da população está na bandeira vermelha

São 352 municípios - do total de 497 - que compõem a zona vermelha do mapa, somando 9.280.229 habitantes, ou seja, 82% da população gaúcha (11.329.605 habitantes). Desse total, 181 cidades e seus 1.003.503 habitantes (8,9% da população) podem adotar protocolos de bandeira laranja porque não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.