Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Passo do Meio

‘Infiltração está controlada’, diz Defesa Civil sobre barragem de São Francisco de Paula

Técnicos atuam no local desde o último sábado (25); comportas foram abertas e nível da água diminuiu

Por Bianca Dilly
Publicado em: 27.07.2020 às 13:22 Última atualização: 27.07.2020 às 13:23

Barragem Passo do Meio em registro da semana passada Foto: Maurício Borges/Defesa Civil de São Francisco de Paula
Após o alerta emitido no último sábado (25), a Defesa Civil de São Francisco de Paula informa que a infiltração na barragem Passo do Meio está controlada. Desde o final de semana, equipes técnicas da Energética Campos de Cima da Serra que vieram do Rio de Janeiro atuam no local. “Os profissionais avaliam e definem as medidas corretivas para a situação, que está sob controle e monitorada”, destacou, em nota, a empresa.

Por isso, apesar de famílias ribeirinhas de 11 cidades ao longo do curso do Rio das Antas terem sido notificadas sobre a situação, o coordenador da Defesa Civil de São Francisco de Paula, Maurício Borges, explica que não foi necessário executar outras medidas. “Emitimos um sinal de alerta via SMS, informando que tinha uma fissura e que estaríamos averiguando, sem criar pânico para os moradores que ficam cerca de 40 quilômetros da barragem”, afirma.

Entre as ações realizadas pelos técnicos no final de semana, Borges relata que as comportas da barragem foram abertas e o nível da água diminuiu. “Sendo assim, não há perigo algum de estourar a barragem. O nível do Rio das Antas, onde iria desaguar a barragem, está normal, sem elevação nenhuma”, aponta.

A Energética acrescenta que a usina continua em condições normais de operação, com medidas para reduzir o nível da barragem e a consequente pressão sobre o vertedouro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.