Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Ofensiva contra o roubo

Polícia desmantela quadrilha especializada em roubos e fraudes de seguros de automóveis

Ação desencadeada na manhã desta segunda-feira mirava grupo que atacava roubando motoristas e dando prejuízo a seguradoras. Foram cinco presos

Publicado em: 27.07.2020 às 13:19 Última atualização: 27.07.2020 às 13:48

A Polícia Civil deu início, nesta nesta segunda-feira (27), a uma nova ofensiva com objetivo de desmantelar uma associação criminosa responsável por centenas de roubos de veículos, além de fraudes a seguros de automóveis, cometidos em Porto Alegre e em grande parte da Região Metropolitana. Foram cumpridos desde, o início da manhã, dez mandados de prisão, busca e apreensão em Porto Alegre, Alvorada, Canoas e Gravataí. Cinco criminosos acabaram presos.

De acordo com o delegado Rafael Liedtke, que coordenou a ação da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos, junto ao delegado Marco Guns, a apuração teve início em julho do ano passado, quando a polícia descobriu a existência de um desmanche, em Gravataí, para onde eram levados veículos roubados em Porto Alegre e Região Metropolitana. Antes do flagrante, os policiais monitoravam um carro roubado que trafegava pela Freeway. Três acabaram presos em flagrante.

Após a prisão, a investigação apontou um esquema que fomentava o roubo de carros, sob encomenda, com duas finalidades específicas: a clonagem e também a venda das peças para mercados clandestinos. "Os caras eram muito organizados. Ora trabalhavam em Gravataí e em Cachoeirinha; ora em Canoas e Esteio. Levou tempo até que fosse possível esclarecer quem fazia parte do grupo", explicou o delegado.

Além dos crimes acima, o grupo também se especializou em estelionato, fraudando seguro automotivos e "falsa comunicação de crime." "Eles faziam o desmanche e a posterior venda das peças de veículos originais", aponta o delegado. "Só que então registravam uma falsa ocorrência de roubo ou furto de veículo, para no final pleitear junto à seguradora o valor do bem segurado", esclarece. "Os lucros eram divididos por todos integrantes da quadrilha, organizadamente, de acordo com a importância da tarefa de cada um em cada crime."


BMW na garagem de membro da quadrilha

Além dos criminosos presos, também foram apreendidos pelos policiais civis, durante o cumprimento dos mandados judiciais, um veículo de luxo, BMW 428 Gran Coupe, avaliada em 140 mil reais, que estava na garagem de um dos suspeitos de fazer parte do esquema. O carrão de luxo foi parar na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). "Eles tinham dinheiro de sobra", avalia Liedtke. "Tiravam muito dinheiro com o esquema."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.