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Notícias | Região Serviço

Luz de consumidor com débito pode ser cortada a partir de sábado; veja como renegociar

RGE disponibiliza até parcelamentos em 12 vezes para os clientes que quiserem quitar as dívidas

Publicado em: 30.07.2020 às 13:30 Última atualização: 30.07.2020 às 14:08

Consumidores inadimplentes podem ter cortes no fornecimento de energia a partir do dia 1º de agosto Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
O prazo determinado pela Aneel para que não haja cortes no fornecimento de energia de consumidores inadimplentes termina neste sábado (1º). A partir dessa data, as concessionárias retomam o direito de poder suspender o fornecimento por falta de pagamento, com exceção dos clientes cadastrados na Tarifa Social, de Baixa Renda, que não podem ser cortados por inadimplência até o final do ano. Por se tratar de um sábado, a Rio Grande Energia (RGE) informou que dará início às atividades na segunda-feira (03).

A medida foi considerada, na época, uma boa iniciativa em meio a crise gerada pela pandemia por Covid-19. Gislaine Moreira, por exemplo, viu o orçamento em casa minguar devido ao coronavírus. Decidiu então que deixaria as contas de luz em segundo plano no orçamento do mês, porém, voltou atrás na decisão. "Primeiro pensei em deixar as contas acumularem", conta a vendedora de 39 anos. "Só que então imaginei que iria ter que pagar um dia igual e decidi apertar o cinto em casa, mas continuar pagando."

Para evitar a suspensão do fornecimento, a RGE elaborou uma série de condições de pagamento diferenciadas dentro dos seus canais digitais. Entre as novidades de pagamento apresentadas pela distribuidora, estão o parcelamento por meio do cartão de crédito e boleto em até 12 vezes, além do pagamento via Auxílio Emergencial e pagamento da fatura mensal por meio de cartão de crédito.

Antes de "cortar a luz, a concessionária está encaminhando avisos aos clientes para que procurem a empresa e regularizem a situação o mais depressa possível, de forma a evitar o corte. O Marcelo Andrade, por exemplo, recebeu. Ele foi informado pelo e-mail sobre dois débitos. "Me passei e deixei de pagar as contas de maio e junho", explica o técnico em informática de 37 anos. "Então recebi o comunicado e poucos dias fui atrás pagar."



Confira as condições de pagamento da RGE

Pagamento via Auxílio Emergencial

O pagamento da conta de energia por meio do cartão de débito virtual para quem recebe o Auxílio Emergencial do governo federal foi incorporada às opções de pagamento da distribuidora em seu site e App “CPFL Energia” como mais uma comodidade aos clientes que querem manter suas faturas em dia. Usando o cartão do Auxílio Emergencial, é possível quitar as faturas correntes ou até mesmo débitos vencidos no valor de no máximo R$ 1,2 mil. Por funcionar apenas na opção débito, não é possível que os valores sejam parcelados. Caso o cliente tenha interesse nessa função, ele pode optar por diversas outras modalidades de pagamento oferecidas também pelo site ou aplicativo da companhia.

Pagamento via PicPay

A RGE firmou parceria com a empresa PicPay até o dia 31 de julho, próxima sexta-feira. Clientes que efetuarem o pagamento da conta durante o mês de julho por meio desse APP, receberão 10% do valor da conta como bônus dentro do PicPay (com limite de até 15 reais). Parcelamento de contas em atraso. Os clientes que estiverem com uma ou mais contas em atraso também podem pagar e parcelar o crédito em aberto em até 12 vezes nos cartões de crédito Mastercard e Visa e, também, via boleto. Essa condição é exclusiva para pagamentos via canais digitais e é válida para um valor entre R$ 150 a R$ 18 mil em contas atrasadas.

Canais Digitais

São mais de 30 opções disponíveis nos canais digitais da CPFL: solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e até enviar documentos e fotos. Basta acessar www.rge-rs.com.br ou baixar o aplicativo ‘CPFL Energia’ no smartphone ou tablet. A segunda via das faturas também pode ser solicitada por SMS, por meio do número que consta na fatura e os demais serviços podem ser realizados pelo Call Center de cada distribuidora do grupo CPFL, entre elas a RGE.


Saiba mais

Desde maio, todos os clientes da RGE podem acessar o aplicativo para smartphones “CPFL Energia” com navegação gratuita, ou seja, sem gastar seu pacote de dados. O benefício, válido para todas as operadoras de telefonia Claro, Vivo, Oi e Tim, tem como objetivo facilitar o uso da tecnologia pelos clientes principalmente durante esse momento de isolamento social. A empresa iniciou ainda, o atendimento via WhatsApp. Por meio do número (51) 3539-6791, os clientes podem comunicar falta de energia na sua residência, solicitar segunda via de conta, solicitar o código de barras e tirar dúvidas.

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