Publicidade
Notícias | Região Preocupa

Rincão dos Ilhéus tem 20% dos casos de Covid em Estância Velha

Conheça a rotina do bairro que possui 104 registros confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. Dessas, 31 já estão recuperadas

Por Bruna Mattana
Publicado em: 06.08.2020 às 01:05

Zelinda evita sair de casa, mas destaca movimento Foto: Inézio Machado/GES
Estância Velha possui 514 casos confirmados de coronavírus e 236 pessoas já curadas, segundo dados da Vigilância em Saúde (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), divulgados nesta quinta-feira (6). Do total de infectados, 104 são pessoas residentes no bairro Rincão dos Ilhéus, ou seja, pouco mais de 20% do total. Dessas, 31 já estão recuperadas, 66 ainda possuem o vírus ativo no organismo e sete vieram a óbito em decorrência da doença.

Leia todo o conteúdo EXCLUSIVO ASSINANTES

O secretário municipal de Saúde, Vitor Berlitz, ressalta que esse é o bairro mais populoso da cidade e que a contaminação se faz maior em virtude de ser uma área comercial. "Temos agências bancárias, supermercados, diversos comércios, enfim, há maior circulação de pessoas. Podemos dizer que ele é como o bairro Canudos em Novo Hamburgo, fazendo uma analogia", salienta.

Ele destaca que não há medidas específicas de combate à doença para esse bairro, mas que o município orienta, inclusive com carro de som, à prevenção, com uso de máscara, que é obrigatório na cidade, álcool gel e distanciamento. As praças e parques também foram fechados. "Temos o centro Covid e todas as unidades de saúde receberam testes rápidos e também os RT-PCR. Como o Rincão dos Ilheus tem duas unidades de saúde e é maior, consequentemente recebeu mais testes também."

Moradores apontam movimento intenso

A comerciante Fernanda Nunes, 29 anos, que possui uma agropecuária no bairro Rincão dos Ilhéus, relata que os moradores, de modo geral, têm utilizado máscara. "Aqui somos rigorosos quanto ao uso, mas há bastante circulação de pessoas e o fato de ser um bairro grande eu também acho que influencia no número de casos", pontua. Moradora do local, a aposentada Zelinda Grigoleto, 73, conta que evita sair de casa, mas que o movimento no bairro permaneceu o mesmo desde o início da pandemia. "Minha filha faz as compras para mim, mas eu vejo que o mercado aqui perto está sempre bem movimentado." Uma moradora, que prefere não se identificar, diz que vê muitas pessoas circulando sem máscara.

 

E as situações nos bairros vizinhos em Novo Hamburgo

O bairro Rincão dos Ilhéus faz limite com três bairros de Novo Hamburgo: Rincão, Petrópolis e Operário. Segundo dados divulgados ontem pela assessoria de imprensa do Município, o bairro Rincão tinha 44 casos confirmados de Covid e quatro óbitos; Petrópolis contava com 42 casos e um óbito e Operário 54 casos e nenhum óbito. Os três bairros juntos somam 140 pessoas infectadas pelo vírus, número pouco superior ao total de confirmações no bairro do município vizinho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual