Esperada há 20 anos, Rodovia do Progresso deve ligar BR-290 à RS-239
Nos próximos dias será assinada ordem para início do estudo de viabilidade técnica para a nova estrada. De acordo como o secretário Estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella, contrato está 99% finalizado
Até o dia 20 de agosto o governo do Estado deve assinar a ordem de início do Estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTA) da RS-010, a Rodovia do Progresso. A construção da via de 41 quilômetros, que vai ligar a BR-290, em Porto Alegre, à RS-239, em Sapiranga, é esperada pela região há 20 anos. "É uma notícia boa. Falei com o governador sobre isso ainda na segunda-feira. O contrato já está 99% finalizado", salienta o secretário Estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella.
A empresa STE, de Porto Alegre, foi quem venceu a licitação no valor de R$ 290.397,84. Caberá ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) fazer a contratação e avaliar o levantamento. A STE terá seis meses para elaborar o estudo que, após ser aprovado, vai permitir a contratação da empresa que elaborará o projeto, permitindo que a obra possa ser licitada e sair do papel.
O diretor da autarquia, Luciano Faustino, destaca que o EVTEA é um documento importante, pois estabelece os critérios para elaboração do projeto e define a escolha do melhor traçado. "Esse é o início da realização de um grande empreendimento, que é a pavimentação da RS-010. É uma alternativa para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana", disse. Ele reforça que a Rodovia do Progresso será mais uma alternativa para desafogar o trânsito hoje existente na BR-116.
Dois pontos são favoráveis à construção da RS-010. O primeiro deles é a finalização da obra de duplicação da RS-118. A rodovia, que liga Sapucaia do Sul a Gravataí, está 90% pronta e deve ser entregue em dezembro deste ano. O investimento é de R$ 131 milhões por meio de um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
A outra notícia é que o EVTEA da extensão da BR-448, a Rodovia do Parque, está em fase de conclusão. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) promete para o final deste mês o estudo do trecho de 18,7 quilômetros, entre Portão e Sapucaia do Sul. Com a construção da RS-010 e a extensão da BR-448, a região metropolitana teria um anel rodoviário.
Um anel para desafogar BR-116
A Rodovia do Progresso faz parte de um plano para desafogar o trânsito da BR-116 entre o Vale do Sinos e a capital do Estado com rotas alternativas a oeste e leste da estrada federal. A rota a oeste é a
BR-448, a Rodovia do Parque, que também tem estudos para ampliação.