Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Dentro da cidade

Excesso de velocidade é causa provável de acidente com morte de quatro jovens em Canoas

Polícia Civil já deu início a apuração em torno do caso que tragicamente vitimou ocupantes de Toyota Etios no início da madrugada desta sexta-feira

Publicado em: 28.08.2020 às 11:51 Última atualização: 28.08.2020 às 17:04

Acidente ocorreu a metros da sede do Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (28) "Já começamos a investigação e, por enquanto, pode-se dizer apenas que não há outro veículo envolvido no acidente e que tudo indica que o condutor estava acima da velocidade permitida pela pista", resumiu o delegado Rodrigo Caldas, responsável pela 3ª Delegacia de Polícia (DP). Caldas vai conduzir a apuração em torno do acidente que vitimou quatro jovens, no início da madrugada desta sexta-feira (28), na Avenida Santos Ferreira.

O acidente aconteceu por volta de 0h20, segundo a Polícia. Um Toyota Etios, com um motorista e mais três tripulantes, passava pela Santos Ferreira, no bairro Nossa Senhora das Graças, na altura do número 1.438, quando o condutor perdeu o controle do veículo. Ele bateu em uma lixeira, capotou e acertou em cheio um poste. "É muito cedo ainda para dizer se o condutor estava embriagado", avalia o delegado. "Mas é algo que os laudos periciais vão apontar."

Os quatro jovens já estavam mortos quando a Samu chegou ao local. Somente o motorista, um jovem de 21 anos, foi identificado. Porém, a Polícia preferiu não revelar o nome. Os outros três que estavam no carro ainda não foram reconhecidos. Os corpos foram encaminhados para o Departamento Médico Legal (DML), em Porto Alegre.

O Toyota foi removido da área por volta de 4h30, segundo informações da Brigada Militar (BM).

Quebra-molas irregular foi retirado do local

A Prefeitura de Canoas vem fazendo um trabalho de recapeamento do asfalto em toda a cidade. Isso inclui o trecho onde ocorreu o acidente, na Avenida Santos Ferreira. Próximo ao local, havia até mesmo um quebra-molas que, considerado irregular, foi retirado pela administração municipal. "Infelizmente, ao que tudo indica, este acidente ocorreu pela imprudência do condutor", lamenta o secretário Ademir Zanetti, responsável pela Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM). "O recapeamento do asfalto e a retirada de um quebra-molas irregular não podem ser apontados como causadores destas mortes."

Quem circula pela Santos Ferreira, aponta que desde que o asfalto foi melhorado, cresceram os acidentes na área. "Eu não tinha ficado sabendo de ninguém que morreu ainda, mas hoje a gente vê mais acidentes, porque os caras estão correndo mais ali", apontou o motorista Renato Gonçalves, 56 anos. "Eu mesmo acho que aquela curva na descida é um perigo muito grande para quem anda rápido" Zanetti, contudo, observa não haver registros de muitas ocorrências na área. "São bem poucas e somente com danos materiais", aponta. "O que aconteceu foi uma tragédia, sem dúvida, mas um caso pontual."

Prefeitura divulgou nota lamentando o acidente

A Prefeitura de Canoas lamenta o triste fato ocorrido na Avenida Santos Ferreira e se solidariza com a dor das famílias das vítimas. A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade (SMTM) informa que, de acordo com resolução 600 de 2016, definida pelo Contran, o local onde ocorreu o acidente não atende os requisitos para a instalação de quebra-molas.

O município tem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Público, que define que a normativa do Contran deve ser seguida rigorosamente. Em decorrência deste TAC, por solicitação do Ministério Público a cidade precisou retirar 42 quebra-molas que eram considerados irregulares ao longo do último ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.