Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Esteio

Relembre os 50 anos do espaço da lida campeira em plena região metropolitana

Inaugurado em 1970, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil é referência na América Latina para grandes e fundamentais eventos com ênfase na cultura e inovação na agropecuária

Por Alecs Dall'Olmo e Adriana Tauchert
Publicado em: 29.08.2020 às 08:00

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://midia.gruposinos.com.br/_midias/jpg/2020/08/27/265x186/1_expointer_1971_02-19154866.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f47da490a9bd', 'cd_midia':19154868, 'ds_midia_link': 'https://midia.gruposinos.com.br/_midias/jpg/2020/08/27/400x270/1_expointer_1971_02-19154866.jpg', 'ds_midia': 'Registro feito pelo Estado em 1971, um ano após a inauguração do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, que fica em Esteio, hoje em área de 141 hectares  
', 'ds_midia_credi': 'Acervo Seapdr', 'ds_midia_titlo': 'Registro feito pelo Estado em 1971, um ano após a inauguração do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, que fica em Esteio, hoje em área de 141 hectares  
', 'cd_tetag': '16161', 'cd_midia_w': '400', 'cd_midia_h': '270', 'align': 'Left'}Neste sábado, não fosse a pandemia de Covid-19, seria dia de festa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Ocorreria a abertura dos portões da Expointer 2020, com celebração pelos 50 anos do parque, que anualmente recebe milhares de visitantes e expositores. O espaço foi inaugurado em 29 de agosto de 1970, sediando a 33ª Exposição de Animais (que até então ocorria na capital). "Era um dia chuvoso", recorda o aposentado Miguel Luz, 80 anos, que esteve lá. "Foi inaugurado num período de muitas chuvas e os fatos que antecederam a inauguração foram desastrosos. Além de muita chuva, uma semana antes, muitos animais já estavam em Esteio quando a estrutura metálica de um pavilhão desabou totalmente", recorda.

O aposentado diz que a cerimônia de inauguração contou com a presença do então ministro da Agricultura, Cirne Lima, representando o presidente da República Emílio Garrastazu Médici; do governador do Estado Walter Peracchi de Barcelos; do secretário da Agricultura, Luciano Machado; e do comandante do 3º Exército, general Borges Fortes. "Cortada a fita simbólica pelas autoridades, o cardeal Dom Vicente Scherer procedeu a bênção das novas instalações", relata Miguel Luz, acrescentando que a banda da Escola La Salle, que inaugurava seus instrumentos, pode fazer apenas pequena apresentação por causa da chuva. "Em função do mau tempo, a inauguração foi muito rápida."

Fazenda

O Parque de Exposições Assis Brasil, que já foi chamado de Parque de Exposições de Esteio, está localizado na antiga Fazenda Kroeff. "Da fazenda muito foi aproveitado", diz Miguel, explicando que a antiga casa da família Kroeff é atualmente a Casa do Governador no parque. "O celeiro da fazenda tornou-se um moderno restaurante", conta, fazendo referência à churrascaria Casa do Gaúcho.

O Assis Brasil tornou-se espaço de todas as fronteiras, recebendo pessoas de diferentes locais do Brasil e do exterior. "A cada evento no Parque Assis Brasil ele demonstra toda a sua importância. E acontecendo a Expointer, toda a visão do agro se volta para o Assis Brasil, envolvendo toda a cadeira produtiva do agronegócio, recebendo pessoas de diferentes locais do Brasil e do exterior", ressalta José Arthur de Abreu Martins, subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Ele lembra ainda que cada vez mais o local vem sendo melhor utilizado. "Há várias parcerias com a prefeitura de Esteio para o uso do local a partir de projetos de lazer, como caminhadas, e de eventos, como a Semana Farroupilha e Oktoberfest, possibilitando um uso ainda maior do parque", citando eventos pré-pandemia.

"Um divisor de águas"

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, conta que o Parque de Exposições Assis Brasil "representa um divisor de águas na história da cidade", se referindo ao desenvolvimento ocorrido a partir do espaço. Segundo Pascoal, o parque também é de lembranças. "Acredito que todo esteiense tem lembranças marcantes do parque. A gente cresce percorrendo a feira, os pavilhões, desde a infância. Trago estas lembranças de forma muito carinhosa, de quando criança percorrendo a nossa tradicional Expointer no parque." "Em 1972, com a realização da primeira Expointer no local, os olhos do Estado, do Brasil e do mundo passam a se voltar anualmente para o nosso pequeno território da cidade de Esteio. E com isso passa a se projetar em todas as esferas e, potencialmente, atrair investidores e outras pessoas para aqui morar, empreender, investir. O parque tem uma relação muito direta com o processo de desenvolvimento da cidade", afirma o prefeito, ressaltando que havia um planejamento muito especial para a comemoração dos 50 anos do parque. "A pandemia evidentemente frustrou parte destas expectativas, mas ainda assim a Expointer Virtual terá algumas atividades, um espaço dedicado para a celebração do cinquentenário."

Globos, instalados em 1974 no local, são referência

As três esferas no pátio interno do Assis Brasil, entrando pelo portão principal do parque, próximo da BR-116, foram inauguradas na abertura oficial da 2ª Exposição Internacional de Animais, realizada em 31 de agosto de 1974 e contou com a presença do então presidente da República, o general Ernesto Geisel. Os três globos formavam o estande da Alemanha Ocidental nas primeiras edições da feira. Eles depois foram doados para o Estado. Os três globos, que possuem as cores do Rio Grande do Sul, se transformaram ao longo dos anos em uma das marcas da Expointer e da própria cidade de Esteio. Passar por dentro das esferas é uma necessidade. Ponto de fotos e mais fotos. Nos últimos anos, durante a Expointer, as esferas são utilizadas para exposição de artesanato gaúcho, envolvendo artesãos de Porto Alegre e da região metropolitana. E uma curiosidade: foi somente depois da realização das primeiras feiras de animais e da instalação dos globos que o local recebeu, em 1977, a denominação de Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, homenagem a um dos mais importantes políticos e produtores rurais do Estado no começo do século 20 e considerado Patrono da Agricultura.

Negócios da Expointer em versões digitais

Com a pandemia, a Expointer 2020 foi cancelada, mas terá versão digital de 26 de setembro a 4 de outubro, conforme o governo do Estado. E neste sábado também tem início a Expointer Digital Máquinas Agrícolas (www.expointerdigitalagro.com.br), uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) que ocorre até 6 de setembro.

A Expointer Digital, plataforma do governo do Estado, em parceria com entidades e a prefeitura de Esteio, será lançada na segunda-feira, dia 31, às 16 horas, em live com o governador Eduardo Leite, secretário de Agricultura Covatti Filho e representantes de entidades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.