Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Confira a previsão

Semana inicia com temperaturas baixas e vento; tempo não deve firmar no Estado

Vento ocorre pelo ingresso de uma massa de ar mais frio. Nesta segunda, os termômetros não ultrapassam os 15°C

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 31.08.2020 às 08:09 Última atualização: 31.08.2020 às 09:49

Instabilidade vai marcar a região nesta semana Foto: Juarez Machado/GES

Frio, umidade, vento e chuva. Quatro características do tempo que resumem este início de semana no Rio Grande do Sul. Justamente na semana em que se inicia o mês de setembro, a instabilidade vai predominar no Rio Grande do Sul.

De acordo com a MetSul, o vento que esteve presente aqui na região ontem e também nesta segunda-feira (31) ocorre pelo ingresso de uma massa de ar mais frio. A troca de massas de ar acaba gerando a ventania. E é uma significativa troca. Se a análise for feita sobre Porto Alegre (e arredores), é sabido que o típico vento do quadrante Sul provoca o represamento do escoamento das águas do Guaíba para a Lagoa dos Patos. Nesta segunda, os termômetros não ultrapassam os 15°C.

Com relação à chuva, a região Sul será mais atingida com altos volumes de precipitação, especialmente entre a terça-feira (1º) e quarta-feira (2), além do risco de temporais isolados. Todos os dias desta semana terão chuva no Estado, o que não significa que Novo Hamburgo, por exemplo, tenha chuva todos os dias. Em alguns dias, a chuva atingirá mais uma região do que outra. O dado fundamental é que o tempo não firma no território gaúcho neste começo de setembro.

Já no Norte do Estado, ar quente volta a avançar com aberturas e elevação da temperatura. Um vai-e-vem da frente que faz a temperatura subir e descer conforme seu movimento ora mais pro Sul e ora mais pro Norte. Na Metade Norte, o aquecimento volta a ser acentuado amanhã.

Na quarta (2), a frente volta a se deslocar pelo Estado como sistema frontal frio. impulsionado por um ciclone extratropical a Leste do Uruguai. A frente será precedida por uma intensa corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, o que vai trazer vento Norte forte e acentuará o risco de vendavais isolados durante a passagem do sistema frontal.

Tempo não firma

Na segunda metade da semana, o tempo não firma no Rio Grande do Sul e algumas regiões ainda devem ter registro de precipitação. A instabilidade passará a atuar mais na Metade Norte gaúcha e até com momentos de chuva moderada a forte. Existe o risco para  queda de granizo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.