Publicidade
Notícias | Região Operação Pentágono

Desarticulada quadrilha que agredia vítimas em roubos a residências, em Canoas

"Quanto mais desorientada estivesse a vítima, melhor", contou o delegado Thiago Lacerda. "Por isso que eles nem pensavam duas vezes antes de dar coronhadas"

Publicado em: 01.09.2020 às 11:43 Última atualização: 01.09.2020 às 11:47

Coletiva organizada pela Polícia Civil serviu para que crimes fossem esclarecidos Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL
Até agora, foram quatro presos dentro da Operação Pentágono, lançada pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (1º), com o objetivo de desarticular uma quadrilha que tem na conta dezenas de crimes na Região Metropolitana. Só roubos a residência, eles teriam cometido dez. Durante a coletiva de imprensa organizada na sede da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), o delegado Thiago Lacerda, responsável pela ofensiva orquestrada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), detalhou a ação dos criminosos.

Em um caso ocorrido no bairro São José, em Canoas, os moradores da residência apanharam enquanto estavam amarradas dentro de casa. "Tratam-se de homens perigosos, que agiam com violência extrema contra as vítimas", apontou. "É que, para eles, quanto mais desorientada estivesse a vítima, melhor", explicou. "Por isso que nem pensavam duas vezes antes de dar coronhadas, mesmo com a pessoas já rendidas e amarradas, como aconteceu em um dos casos que foram apurados durante a montagem da operação."

Ainda segundo Lacerda, o roubo a residência deixa traumas profundos nas vítimas, razão pelo qual é difícil até convencê-las a voltar à delegacia para reconhecer os responsáveis pelos crimes. "Para a Polícia Civil, é muito importante que as vítimas reconheçam os autores do crime, porém sabemos não é fácil convencer uma pessoa traumatizada a voltar para apontar o culpado", frisa. "A casa da gente é o nosso reduto e quando ele é violado, as marcas são profundas", avalia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual