Publicidade
Notícias | Região Distanciamento Controlado

Com retorno à bandeira laranja nesta sexta-feira, região pode ter novas flexibilizações

São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana receberam a classificação de risco médio na 19ª rodada preliminar do plano de distanciamento controlado estadual

Por Jean Peixoto
Publicado em: 11.09.2020 às 21:10 Última atualização: 11.09.2020 às 21:10

São Leopoldo, Sapucaia do Sul, esteio, Portão e Capela de Santana voltam à bandeira laranja na 19ª rodada preliminar do distanciamento controlado Foto: SES/Reprodução
Após 12 rodadas seguidas sendo classificados preliminarmente em bandeira vermelha, os municípios do bloco intermunicipal de Novo Hamburgo (R07), que comporta São Leopoldo e Portão, e do bloco de Canoas (R08), que agrega Sapucaia do Sul, Esteio e Capela de Santana, receberam a bandeira laranja do plano de distanciamento controlado estadual, nesta sexta-feira (11). As classificações definitivas devem ser divulgadas na segunda-feira (14).

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre o coronavírus

Desde 14 de agosto, as prefeituras de ambas as regiões seguem aderindo aos protocolos de cogestão estabelecidos pelas associações de municípios, com medidas que aproximam-se das regras da classificação de risco médio.

Conforme dados desta 19ª rodada preliminar do modelo estadual, a R07 teve redução de 12% nas hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias. Enquanto na semana anterior houve 59 internações na região, na última foram 52 registros. Além disso, a região de Novo Hamburgo também teve redução de 3% no número de leitos livres nas UTIs Covid-19 na última semana. Já a R08 manteve o mesmo número de hospitalizações nas duas últimas semanas (84), apresentando aumento de 14% no número de leitos livres em UTIs Covid-19 no período.

Flexibilizações à vista

O prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, destaca que, embora o Município já esteja acatando as regras da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), há novas flexibilizações no radar. “Embora nossos protocolos já sejam praticamente de bandeira laranja, na segunda ou terça-feira devemos discutir na região para avaliar possibilidade de ampliação das flexibilizações”, diz o prefeito. Ele comenta que as mudanças devem possibilitar a retomada das atividades para os profissionais do ramo de eventos e de esportes. Contudo, ele reitera que não haverá semana farroupilha.

Segundo dia com redução nas internações

Após dois meses com lotação acima de 90% nas UTIs, o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), de Sapucaia do Sul, registrou o segundo dia na classificação amarela do mapa de leitos do Estado, com 76,5% de ocupação. O prefeito Luis Rogério Link comenta que, devido à melhora nos indicadores da cidade, a bandeira laranja já era esperada. “Hoje estávamos com quatro leitos vagos na UTI Covid-19”, destaca.

Link afirma que Sapucaia deve acatar as definições estaduais referentes à bandeira laranja e propõe que o Estado reveja algumas medidas. “Vamos flexibilizar de segunda a sábado as questões do comércio. Mas acredito que o Estado devesse rever algumas regras, como está sendo feito em Porto Alegre”, pontua. 

Quanto à volta às aulas na rede pública, o prefeito aponta que não há condições de retomada, mas frisa que há uma reunião prevista com os gestores de escolas privadas. “No dia 25 de setembro temos uma reunião para discutir sobre o tema com as escolas privadas, pois elas solicitaram que, caso se permaneçamos duas semanas na bandeira laranja, as aulas voltem”, comenta. Segundo o prefeito, representantes da rede privada apontam que 89% dos pais querem a reabertura das escolas. No entanto, ele reforça o pedido para que as pessoas mantenham os cuidados com a higiene e o distanciamento social. “Ainda estamos em uma pandemia e os cuidados devem, ser mantidos.”

Aulas poderão retornar em Esteio

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, comenta que a progressão para a bandeira laranja já era esperada. No entanto, ele ressalta que não devem ocorrer grandes mudanças em relação ao protocolo regional vigente. “Com o protocolo de cogestão pouco muda no dia a dia. A única alteração mais significativa diz respeito às escolas”, pontua. Pascoal frisa que, conforme a regra estadual, as escolas particulares que tiverem planos de contingência aprovados poderão retomar suas atividades.

Melhora dos indicadores em Portão

O prefeito de Portão, José Renato das Chagas (Renatinho), comenta que a melhora dos indicadores no Estado é acompanhada pela cidade. “Os casos no nosso município têm baixado bastante. Publicamos o boletim e as pessoas ficaram contentes pelo resultado positivo, que é o reflexo do cuidado que elas estão tendo. Temos que continuar nos cuidando para não sairmos da bandeira laranja”, diz. Além disso, Renatinho reitera que as regras de cogestão regional serão mantidas. Uma reunião entre os prefeitos deve ocorrer na manhã de sábado, mas novas flexibilizações, como para a volta das atividades esportivas, devem ser discutidas na segunda-feira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual