Publicidade
Notícias | Região Coronavírus

Novas liberações devem ocorrer com a região na bandeira laranja

Região 7 já tem protocolo de medidas de bandeira amarela com flexibilizações para restaurantes e igrejas

Por JEAN PEIXOTO
Publicado em: 28.09.2020 às 03:00 Última atualização: 28.09.2020 às 08:07

Leite fez questão de ir à live ressaltar o alaranjamento do RS Foto: Governo do Estado/Reprodução
Pela primeira vez, desde o início do modelo de distanciamento controlado estadual, todas as regiões de saúde do Rio Grande do Sul foram classificadas em bandeira laranja (risco médio para contaminação pela Covid-19), conforme os dados desta 21ª rodada preliminar divulgada na tarde desta sexta-feira (25). Além disso, desde 8 de junho, na 5ª semana do modelo, o mapa de saúde do Estado não ficava sem nenhuma região em bandeira vermelha. A classificação definitiva, válida entre 29 de setembro e 5 de outubro, será divulgada nesta tarde de segunda-feira (28), e não deve apresentar mudanças, já que, pela primeira vez também, nenhum município ou associação pediu o "relaxamento" da bandeira, que neste caso seria para a amarela (de risco baixo).

Índices reduzidos

Conforme o levantamento do Comitê de Análise de Dados, os municípios do bloco intermunicipal de Novo Hamburgo (R07), que comporta São Leopoldo e Portão, apresentaram queda de 21% no índice de hospitalizações de pacientes confirmados com Covid-19. Enquanto na semana anterior foram registradas 73 internações, nos últimos sete dias foram 58. Os municípios do bloco de Canoas (R08), que comporta Sapucaia do Sul, Esteio e Capela de Santana, alcançaram a média ponderada - referência para a definição das bandeiras - mais baixa das últimas quatro semanas (1,13). Quanto mais baixo este índice, mais longe a região fica da bandeira vermelha, que passa a valer a partir de 1,50.

Conforme a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam), a região de Novo Hamburgo já está autorizada a implementar protocolo de cogestão menos restritivo, com medidas da bandeira amarela, como ampliação de horários de restaurantes até 22 horas e ampliação da lotação de cultos e missas em 50% da capacidade de ocupação, respeitando distanciamento de 2 metros.

Do total das 21 regiões Covid, 18 já adotam medidas alternativas às bandeiras definidas pelo Estado. Na laranja as regiões podem adotar protocolos da amarela enviando planos próprios. Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Novo Hamburgo têm aprovados protocolos de vermelho para laranja e também de laranja para amarelo.

Protocolo regional em xeque

Autorizada a estender os protocolos de cogestão da região 7 para a bandeira amarela, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) autorizou o uso de quadras esportivas e autosserviço em bufês. No entanto, o Comitê de Dados estadual não permite liberar atividades que não estejam contempladas no modelo do Estado, como é o caso destas duas medidas, o que é passível de contestação pelo Ministério Público (MP).

São Leopoldo discutirá flexibilizações

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ressalta que o retorno à bandeira laranja possibilita a discussão de flexibilizações a setores que ainda não retomaram atividades. “Foi muito importante esse resultado, porque isso vai possibilitar implementarmos outros protocolos que já tínhamos encaminhado para o Estado, como a questão do futebol, do retorno das escolas privadas e do setor de eventos”.

Ciente de que os clubes de esportes coletivos só podem retornar após 14 dias em bandeira laranja, Vanazzi comenta que a próxima semana pode representar um período preparatório à retomada. “Defendo que na semana que vem possamos iniciar um processo de preparação para a retomada do futebol porque a situação deles é muito difícil.” O novo decreto válido para amanhã (que deve ser anunciado hoje) deve trazer o retorno do passe livre aos idosos no transporte público e a reabertura do Centro de Eventos municipal.

A Covid-19 nas cidades da região do VS

São Leopoldo: 5.935 casos, 13 internados, 5.607 recuperados, 144 mortes.

Sapucaia do Sul: 2.218 casos, 16 internados, 2.022 recuperados, 71 mortes.

Esteio: 2.237 casos, 18 internados, 2.071 recuperados, 75 mortes.

Portão: 532 casos, 6 internados, 493 recuperados, 12 mortes.

Capela de Santana: 50 casos, 13 internados, 37 recuperados, 1 morte.

Total na região: 10.972 casos, 66 internados, 10.230 recuperados, 303 mortes.

* Dados cruzados entre prefeituras da região e Secretaria Estadual da Saúde (SES) até as 20 horas de domingo (27). 

Região já passa dos 300 óbitos

Os cinco municípios da nossa região registraram mais sete mortes e 160 novos pacientes infectados pela Covid-19. Com os novos registros, a região ultrapassa a marca de 300 óbitos. As mortes foram confirmadas até a sexta-feira passada, 25 de setembro, em São Leopoldo (4); Esteio (2) e Portão (1)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual