Publicidade
Notícias | Região Chuvarada

Chegada de onda de calor provoca temporais no Estado

Ruas alagaram e sinaleiras pararam de funcionar durante a manhã em Novo Hamburgo

Publicado em: 30.09.2020 às 08:34 Última atualização: 30.09.2020 às 16:44

Arroio cheio e alagamento na Nicolau Becker, próximo ao Big Foto: Ermilo Drews/GES-Especial
A chegada de uma onda histórica de calor provocou temporais na região. Chuva forte, raios e até queda de granizo foram registrados. Em alguns pontos de Novo Hamburgo, semáforos não funcionaram na manhã desta quarta-feira (30), exigindo cuidado redobrado nos cruzamentos e com a pista molhada.

A previsão da MetSul Meteorologia é de que o risco de tempestades fortes a severas siga até quinta-feira.

Novo Hamburgo 

Arroio da Nicolau Becker, próximo ao colégio Wolfram Metzler Foto: Marina Mentz/GES-Especial
A chuvarada afetou o trânsito em Novo Hamburgo no início da manhã, mas está agora normalizado.  Na cidade, a Guarda Municipal recebeu ligações de que haviam sinaleiras fora de funcionamento. O diretor de Trânsito, Ricardo Schiavon, informa que a o setor realizou vistoria e localizou cinco pontos de sinaleiras desligadas na cidade em razão de desligamento do disjuntor. Todos os pontos foram religados, informa a Prefeitura, e neste momento não há informação de outros pontos com pane em sinaleiras.

A equipe de Trânsito segue em vistoria nas ruas, mas a comunidade pode ajudar informando panes em sinaleiras pelo telefone 153, da Guarda Municipal.

Outro problema registrado foi no bairro Canudos, onde uma boca de lobo transbordou na Rua João Darci de Vargas. Segundo o Corpo de Bombeiros, que recebeu a reclamação, essa situação é de responsabilidade da Defesa Civil, que está sendo contatada pela corporação.

O arroio da Nicolau Becker ficou cheio em cerca de uma hora, mas não havia transbordado até as 8 horas. 

São Leopoldo

Em São Leopoldo, de acordo com o superintendente da Defesa Civil, William Strack, apesar da chuvarada com raios e granizo que caiu na madrugada e que segue nesta manhã, até as 7h30 não havia sido registrada nenhuma ocorrência em relação a estragos provocados pelo tempo na cidade. Até terça-feira (29), o nível do Rio dos Sinos, na Rua da Praia, estava em 1,81 metro. Uma nova medição será feita hoje às 9 horas. Conforme a Defesa civil, o nível considerado normal é entre 2,00 e 2,50 metros. Já o chamado nível de alerta para inundações é o de 4,30 metros.  

Em caso de ocorrências e emergências em São Leopoldo, o contato com a Defesa Civil pode ser feito através do número 153 ou pelos telefones 993-275-609 e 989-247-852.

Serra

O clima com temperaturas mais elevadas na Serra, nos últimos dias, deu espaço ao temporal da manhã desta quarta-feira (30), que iniciou próximo às 8h30 da manhã, em Gramado. As pancadas ainda moderadas devem seguir até o meio da tarde. A previsão é que o tempo firme e a quinta-feira seja de sol, com máxima próxima ao 30°C.

Canoas

Chove forte desde a madrugada desta quarta-feira (30) em Canoas. Apesar do alerta de tempestade, não houve registro de prejuízos até o momento. No Centro da cidade, as ruas não estão alagadas e o trânsito flui normalmente, apenas com lentidão típica de dias chuvosos.

Onda de calor

Ar muito quente, da enorme massa de ar quente tropical que traz extraordinária onda de calor no Brasil Central e que vai se intensificar ainda mais, ingressa no Estado e será o responsável por formar uma frente quente sobre o território gaúcho nesta quarta-feira ao encontrar o ar frio que hoje trouxe temperatura negativa nos Aparados da Serra. Este ar muito quente será trazido por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que se origina na Bolívia e vem até o Estado. Trata-se de uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que vai transportar ar muito quente, seco e fumaça de queimadas.

Fortes áreas de instabilidade se formaram do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul a partir da madrugada e no decorrer do dia progridem para o Sul e o Leste do Estado com o tempo abrindo na maior parte do Oeste e da Metade Norte com sol, nuvens e forte aquecimento que poderá elevar a temperatura nesta quarta a 36ºC ou 37ºC em Santa Rosa.

Na quinta-feira, o ar muito quente toma conta da Metade Norte e Oeste do Estado com calor intenso a até extremo em algumas localidades. As máximas podem ficar entre 38ºC e 40ºC em Santa Rosa, entre 36ºC e 38ºC em Cruz Alta em Ijuí, entre 34ºC e 36ºC em Passo Fundo, entre 33ºC e 35ºC em Santa Maria e entre 35ºC e 37ºC na cidade de Uruguaiana.

A previsão de máxima para Porto Alegre e região é muito difícil, afinal a área da capital estará no limite das regiões com instabilidade e sem instabilidade. As projeções dos modelos variam de 29ºC a 35ºC de máxima para Capital, mas estamos projetando a possibilidade de 30ºC a 32ºC de máxima e até 32ºC a 34ºC na área da Grande Porto Alegre, mas a advertência que não se afasta que possa subir mais conforme a presença de nebulosidade. Fato é que no Vale do Sinos, em áreas mais ao Norte da região metropolitana, por menor nebulosidade e efeito do vento Norte, deve aquecer mais que em cidades mais ao Sul da Grande Porto Alegre como Guaíba ou Viamão.

Com o ar muito quente tomando conta das Metade Oeste e Norte, a instabilidade durante a quinta-feira deve ser mais forte sobre o Uruguai, o Sul e parte do Leste do Rio Grande do Sul no decorrer do dia, mas devido ao forte aquecimento há possibilidade de chuva localmente forte e temporais isolados da tarde para a noite das demais regiões do Estado. Justamente devido ao quadro de instabilidade, a temperatura não subirá muito no Sul gaúcho que não sofrerá os efeitos desta extraordinária onda de calor no Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual