Publicidade
Notícias | Região Campanha Nacional

Novo Hamburgo e Sapiranga divulgam estratégias para Campanha de Vacinação

Ação ocorre em todo o Brasil entre os dias 5 e 30 de outubro, com o Dia D marcado para o sábado, dia 17.

Por Débora Ertel
Publicado em: 01.10.2020 às 08:53 Última atualização: 01.10.2020 às 08:57

A Secretaria Municipal da Saúde de Novo Hamburgo está organizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. A ação ocorre em todo o Brasil entre os dias 5 e 30 de outubro, com o Dia D marcado para o sábado, dia 17. Segundo o enfermeiro Edson Luís da Silva, responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, serão realizadas ações diferenciadas por causa da pandemia. Em Sapiranga, as unidades de saúde estarão abertas para a campanha. 

O grupo alvo são crianças de zero a menos de cinco anos de idade, que deverão ser vacinadas contra a poliomielite. A meta mínima é vacinar 95% deste grupo. Segundo o Ministério da Saúde, o Município atingiu até agora 73% da cobertura vacinal. Já a multivacinação busca atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade como as vacinas tríplice viral, hepatite B, HPV e difteria e tétano, entre outras.

Segundo Silva, entre as orientações que Novo Hamburgo está adotando estão a de disponibilizar espaço físico distante e, preferencialmente, que não façam o mesmo percurso dentro da unidade daqueles usuários sintomáticos para Covid-19 e limitar o número de familiares que acompanham a pessoa a ser vacinada em um acompanhante adulto. A população também será orientada a evitar aglomerações na unidade de saúde, respeitando distanciamento físico.

Além disso, haverá triagem de pessoas que apresentam sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação. Silva destaca que quem estiver com Covid-19 (suspeita ou confirmada) deverá aguardar até pelo menos até três dias depois do desaparecimento dos sintomas para ser vacinada, considerando ainda um tempo mínimo de isolamento de 14 dias do início dos sintomas. No caso de pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados, a orientação é aguardar 14 dias de isolamento para se evitar o risco de transmissão do vírus.

Em situações de adiamento da vacina, os agentes comunitários serão mobilizados para vacinarem as crianças não imunizadas durante as visitas domiciliares rotineiras.


Vacinação em Sapiranga

Na Cidade das Rosas, conforme a prefeitura a meta é imunizar 19.837 pessoas, sendo que até 5 anos são 6.638 crianças para as quais a meta mínima é de vacinar 95%. Nas demais faixas etárias são 13.199, que terão o calendário vacinal atualizados.

As Unidades de Saúde vacinarão diariamente, de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 18 horas, exceto a Unidade de Saúde São Jacó e Vila Irma, das 7 às 13 horas e a Unidade Ferrabraz, do meio-dia às 18 horas. Já no dia “D”, em 17 de outubro, estas três unidades atenderão somente das 7 às 13 horas, enquanto as demais atenderão das 8 às 17 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual