Controladores eletrônicos já estão multando em 14 cidades da região
Além dos pardais, novidade entre dispositivos são câmeras que identificam placas dos veículos
Desde a madrugada desta sexta-feira, os controladores eletrônicos de velocidade afixados na região voltaram a operar. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os dispositivos para a fiscalização do trânsito foram reativados em 12 estradas do Rio Grande do Sul. Eles começaram a multar à meia-noite de quinta-feira.
Da região de abrangência do Grupo Sinos, há pardais nas áreas de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, São Leopoldo, Portão, Montenegro, Rolante, Osório, Tramandaí, São Vendelino, Taquara, Bom Princípio, Nova Petrópolis e Gramado. Eles estão nas rodovias RS-122, RS-239, RS-240, RS-030, RS-389, RS-235 e RSC-287.
A assinatura com as duas empresas responsáveis pelos equipamentos - Perkons e Fiscaltech - ocorreu em abril. Já a conclusão das instalações foi realizada em junho deste ano. "O Estado do Rio Grande do Sul estava deixando de monitorar 93 faixas de tráfego no total das rodovias. Com essa nova instalação dos pardais nesses pontos, temos a convicção que trará mais segurança para o dia a dia, evitando mais acidentes", disse o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella.
Novidade
Além dos pardais, foram implementadas ferramentas alternativas para o auxílio à fiscalização e também segurança da população. As vias receberam 25 câmeras e 25 dispositivos leitores de placas, que auxiliarão no rastreamento de veículos roubados. "Placas clonadas, veículos furtados que estão ilegalmente trafegando. Por questão de processos judiciais, mandados de busca e apreensão. Leitura instantânea. Esses pardais estarão interligados nos comandos das polícias rodoviárias das regiões para que imediatamente sejam avisados", informou o secretário.
O investimento estadual em equipamentos é de R$ 5,8 milhões. As vencedoras do pregão eletrônico possuem contratos com validade de dois anos e possibilidade de prorrogação por mais dois anos. A empresa Perkons recebeu R$ 3,9 milhões pela fiscalização eletrônica nas sete estradas e pelas 16 câmeras e 16 dispositivos leitores de placas implantados. Já a Fiscaltech tem contrato de R$ 1,9 milhão para o monitoramento de 25 faixas de tráfego, nove câmeras e nove dispositivos com leitores de placas. A fiscalização seguirá sendo responsabilidade do Daer, que é a autarquia vinculada à secretaria de Logística e Transportes.
"Apesar de os trechos serem divulgados e de as rodovias serem sinalizadas, não citamos os quilômetros exatos onde estão os pardais, que são equipamentos discretos. A finalidade é preservar a segurança dos usuários", explica o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, que também detalha o funcionamento. "O sistema emite um alerta sonoro quando é identificada alguma irregularidade. Dessa forma, os agentes do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) podem abordar indivíduos suspeitos."
Equipamentos das duas empresas na região:
Pardais
RS-122 (Portão - Caxias do Sul)
RS-239 (Novo Hamburgo - Rolante)
RS-240 (São Leopoldo - Montenegro)
RS-030 (Osório - Tramandaí)
RSC-287 (Montenegro - Santa Maria)
RS-389 (Osório - Torres)
RS-122 (São Vendelino - Farroupilha)
Câmeras de monitoramento
RS-239 (Novo Hamburgo - Rolante)
RS-240 (São Leopoldo - Montenegro)
RS-030 (Osório - Tramandaí)
RSC-287 (Montenegro - Santa Maria)
RS-122 (São Vendelino - Farroupilha)
RS-030 (Osório - Tramandaí)
OCRs
RS-020 (Taquara - São Francisco de Paula)
RS-030 (Osório - Tramandaí)
RS-122 (São Vendelino - Bom Princípio)
RS-235 (Nova Petrópolis - Gramado)
RS-239 (Campo Bom - Sapiranga)
RS-239 (Araricá - Sapiranga)
RS-240 (Montenegro - Pareci Novo)
A diferença entre pardal, câmera e o OCR
Os controladores eletrônicos, os populares pardais, são os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados em pontos fixos das rodovias estaduais. Os dispositivos possuem sensores implantados no pavimento e são programados para flagrar e autuar os motoristas que excederem o limite de velocidade estabelecido no trecho. A localização exata dos pardais não é divulgada pelo Daer. As câmeras também inclusas nos contratos oferecem imagens captadas em tempo real, mostram como estão as condições da rodovia, o tráfego e o clima no trecho pesquisado. Elas podem ser acessadas no seguinte link: daer.rs.gov.br/cameras-de-monitoramento. Já os dispositivos leitores de placas, que são as principais novidades do projeto com as duas empresas vencedoras do processo licitatório, são chamados pelo Daer de radares inteligentes. Em tempo real fazem a leitura das placas e o cruzamento dos dados com os da secretaria de Segurança Pública. "É mais uma ferramenta que o Estado disponibiliza para combater a criminalidade", resumiu o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.