Publicidade
Notícias | Região Tempo

Semana tem chuva e depois vem frente fria

Previsão é de precipitação volumosa na região. Vento deve ser moderado, com baixa sensação térmica

Por Bianca Dilly
Publicado em: 27.10.2020 às 03:00

Já começou a chover ontem à tarde em Novo Hamburgo Foto: Inézio Machado/GES
Acumulados significativos de chuva, rajadas de vento moderadas e temperaturas abaixo da média para essa época do ano. Assim deve ser o clima durante a semana no Estado, após dias de sol e intenso calor. Para hoje, a MetSul Meteorologia prevê a formação de um vórtice ciclônico, ou seja, um sistema de baixa pressão atmosférica, que traz mais chance de chuva do que de ventos fortes.

Associado à frente fria, o volume de precipitação na região leste tem potencial para ser elevado. "É uma semana que promete não ter rotina no Rio Grande do Sul", destaca a meteorologista Estael Sias.

A irregularidade do tempo também se reflete na distribuição da chuva. Enquanto alguns modelos chegam a indicar cem milímetros somando os próximos sete dias para áreas em torno da Lagoa dos Patos, outras devem passar por eventos de instabilidade mais fracos, girando em torno de 50 milímetros.

Nos vales, região metropolitana, Porto Alegre, Serra Gaúcha e litoral norte, a MetSul informa que há risco de chuva forte e volumosa, até mesmo com possibilidade de alagamentos em alguns pontos. "São acumulados que há semanas não acontecem", frisa. Porém, a Defesa Civil não deve emitir alerta, em função de serem "chuvas pontuais", conforme a assessoria de imprensa.

Vento moderado

A partir da tarde, vento moderado com ocasionais rajadas pode ser sentido no leste gaúcho. "Principalmente próximo à costa. É um vento persistente, que causa baixa sensação térmica", diz Estael. Não se espera que seja um sistema gerador de vento intenso. O vórtice ciclônico avança para o Atlântico, a sudeste do Chuí. Pelas imagens de satélite, ele pode impressionar, já que a espiral estará na região da Lagoa dos Patos.

Temperaturas abaixo da média

Depois disso, a previsão é de que amanhã o dia seja de mais nuvens na área leste, com possibilidade de chuva fraca em alguns pontos. A massa de ar seco começa a limpar o tempo na segunda metade da semana. Na quinta e sexta-feira, o frio avança. Manhãs e madrugadas podem ter marcas em torno de dez graus. "O tempo volta a firmar com padrão mais ameno. São temperaturas bem abaixo da média para a época", acrescenta. Além do vórtice ciclônico, a tempestade subtropical Mani formou outro ciclone ainda no início da semana no Sudeste brasileiro, com chuvas.

TAGS: chuva clima tempo
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual