Publicidade
Notícias | Região Operação Alforria

Venezuelanos mantidos em trabalho análogo ao escravo em Dois Irmãos e Morro Reuter

Investigação teve início após imigrante relatar ameaças e agressões, além de não receber

Publicado em: 29.10.2020 às 09:19 Última atualização: 29.10.2020 às 21:10

Um dos locais onde são feitas as buscas Foto: PF/Especial
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão em operação que combate o trabalho escravo em Dois Irmãos e Morro Reuter na manhã desta quinta-feira (29). A ofensiva conta com apoio da Inspeção do Trabalho no Rio Grande do Sul.

A Operação Alforria cumpre três mandados de busca e apreensão, e auditores-fiscais do trabalho fiscalizam estabelecimentos nos dois municípios, em que três cidadãos venezuelanos estariam trabalhando em condições análogas ao escravo.

A investigação iniciou a partir de informações repassadas pelo Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (Cami), indicando que um cidadão da Venezuela estaria sendo submetido a trabalhos forçados e à jornada exaustiva.

Diligências realizadas possibilitaram a localização do imigrante, que prestou depoimento à Polícia Federal, confirmou as informações, relatou ter sofrido ameaças e agressões, além de não receber salário. Ele também indicou mais duas possíveis vítimas, também venezuelanas.

A ação realizada tem por objetivo a coleta de provas para o inquérito policial, a identificação de outras vítimas, o resgate de trabalhadores e a autuação administrativa do proprietário do local.

Denúncias sobre trabalho escravo podem ser feitas pelo site https://ipe.sit.trabalho.gov.br/.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual