Publicidade
Notícias | Região Iniciativa

Vale Germânico completa um ano de ações para consolidar novo roteiro turístico

Mesmo em meio a pandemia, o planejamento do Vale Germânico não parou e municípios preparam seus atrativos para o plano regional de turrismo

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 29.10.2020 às 20:53

Live celebrou o primeiro ano de lançamento do roteiro turístico de municípios do Vale do Sinos Foto: Divulgação
No dia 1º de novembro o Vale Germânico: Caminhos da Imigração completa um de lançamento. O projeto envolve nove municípios - Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, São Leopoldo e Sapiranga – que junto buscam promover ações para desenvolver a cultura, turismo e economia na região.

Para celebrar a data, representantes do projeto e de parceiros participaram de um encontro on-line na noite desta quinta-feira (29). Durante a transmissão, foi avaliada a evolução Vale Germânico ao longo dos 12 meses e os principais desafios.

Conforme a coordenadora de projetos de turismo do Sebrae RS, Amanda Bonotto Paim, os municípios desenvolveram seus planos municipais de turismo, além de desenvolver a consultoria para 50 empresas dos municípios e inserir a região turística no portal Viva o RS. “Temos que comemorar pois em um ano desafiador como esse, temos muitas entregas”, pontuou, relembrando ainda que o avanço do projeto está atrelado a retomada gradativa do turismo, setor que foi muito afetado pela pandemia.

A coordenadora regional do Vale Germânico, Mara Alexandra de Souza Lima, destacou a conclusão do primeiro roteiro regional, o Caminhos da Fé. “São 29 espaços, entre igrejas, catedrais e templos. Mas ele não fala só da religiosidade e fé, envolvendo arquitetura e a própria cultura dos imigrante alemães”, destacou. Mara ainda relembrou que para 2021 deve acontecer o lançamento de outros roteiros regionais: Caminhos das Cervejarias, Caminhos dos Sabores e Caminhos Rurais.

A união dos municípios foi comemorada pela presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) e prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva. “Temos orgulho do que estamos construindo, graças a união da região para essa construção”, disse. O Vale Germânico conta também com o apoio da Emater/RS e Sicredi.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual