Publicidade
Notícias | Região A volta do Zoo

Zoológico de Sapucaia do Sul reabrirá as portas para o público nesta quinta-feira

Fechado desde 17 de março, o Parque reabre com uma série de restrições, como limite de 25% de automóveis e uso obrigatório de máscaras de proteção

Por Jean Peixoto
Publicado em: 25.11.2020 às 19:12 Última atualização: 25.11.2020 às 20:21

Preparativos para a reabertura do Zoo de Sapucaia que ocorre nesta quinta-feira Foto: Diego da Rosa/;GES/Diego da Rosa/GES
Após 36 semanas do seu fechamento devido à pandemia de coronavírus, em 17 de março, o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul reabre as suas portas para receber o público novamente a partir desta quinta-feira (26). O horário de funcionamento será das 9 às 17 horas, de terças a domingos. Inicialmente prevista para ocorrer em julho, a reabertura do Zoo foi postergada devido ao endurecimento do decreto municipal que fechou parques e praças de Sapucaia do Sul, mediante o aumento no número de casos e óbitos decorrentes da Covid-19, que levou a região de Canoas, da qual o município faz parte, à bandeira vermelha do modelo de distanciamento controlado.

Cuidados e restrições

Caroline Weissheimer Costa Gomes, gestora do Parque, explica que o retorno das visitações ocorre com uma série de restrições e cuidados preventivos. A principal exigência é o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes, inclusive ao ar livre. "Muita gente nos pergunta o porquê de usar máscara em um ambiente aberto. Mas a realidade é que teremos uma alta circulação de pessoas e temos que ter cuidados, além dos visitantes, com os nossos funcionários e também com os animais, pois sabemos que há espécies que podem ser contaminadas, como já houve casos em tigres e primatas, por isso vamos exigir o uso de máscaras em todos os espaços", frisa Caroline. Além disso, já na portaria ocorrerá a aferição da temperatura de todos os visitantes.

O limite de automóveis de passeio permitidos, que, em períodos de normalidade, pode chegar a 2 mil veículos, foi reduzido em 25%, ou seja, apenas 500 carros poderão acessar o Zoo, de acordo com o decreto estadual. Para evitar a frustração de chegar ao Zoo e não poder entrar, especialmente para quem viaja de cidades distantes, a gestora dá uma sugestão. "Quem vem de longe deve vir pela manhã e, de preferência, durante a semana. Domingo é o dia de maior fluxo, então, a probabilidade de chegar após a lotação máxima é muito grande", pontua. Outra sugestão da gestora é que as pessoas acompanhem as informações divulgadas na página do Facebook do Zoo, onde serão divulgadas informações referentes a horários e atualizações sobre a lotação.

Preparativos

Preparativos para a reabertura do Zoo de Sapucaia Foto: Diego da Rosa/;GES/Diego da Rosa/GES
Desde a portaria até os postos de informações e demais locais de contato entre funcionários e visitantes, a administração do Zoo está empenhada em afixar informativos exigindo o uso de máscaras, estimulando a aplicação de álcool gel e pedindo que as aglomerações sejam evitadas. Para evitar o agrupamento de pessoas, as churrasqueiras permanecerão fechadas. Serão permitidos piqueniques ao ar livre e o acesso à lancheria com todos os cuidados preventivos. Durante a tarde desta quarta-feira (25), a equipe administrativa ainda instalava os totens de álcool gel e os informativos nos espaços que não serão abertos, como o serpentário e o mini-museu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual