Publicidade
Notícias | Região Polêmica no Paranhana

Prefeitura de Taquara analisa projeto de viabilidade para edifício de 91 andares

Com 304 metros de altura, o prédio seria o mais alto da América do Sul

Por Gustavo Henemann
Publicado em: 08.12.2020 às 06:05 Última atualização: 08.12.2020 às 09:55

Um projeto audacioso poderá colocar Taquara no hall das cidades que possuem os maiores arranha-céus do mundo, e no topo do ranking na América do Sul. Há cinco meses, a Porto Incorporadora, de Parobé, iniciou estudos junto à prefeitura da cidade vizinha para a construção de um edifício de 91 andares. Na semana passada, o responsável pelo projeto, o arquiteto Fabiano Lima, entregou um pedido de análise de viabilidade para o prédio de 304 metros de altura, a ser construído numa área de quatro mil metros quadros onde fica a antiga fábrica Pirisa Piretro Industrial, no Centro.

Conforme Lima, o projeto prevê que o prédio terá 20 lojas, 162 vagas de estacionamento, 56 apartamentos de luxo, sendo 28 unidades habitacionais (uma por andar) e com 150 metros quadrados, e outras 28 estilo loft. Está em estudo, ainda, a instalação de um mirante (com raio de visão de até 30 quilômetros) na cobertura do edifício, e se discute na prefeitura a possibilidade do espaço se tornar aberto ao público. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito Tito Lívio Jaeger Filho não se manifestará antes de concluída a análise pela administração.

Para o arquiteto Lima, Taquara é uma referência na região e por isso foi escolhida. "Taquara é um ponto de referência no Paranhana, as cidades ao redor estão crescendo e as pessoas estão investindo em imóveis de alto valor", destacou.

* Colaborou Jauri Belmonte

Aprovação deve ficar para 2021

Com a altura prevista, o edifício em Taquara será maior que os prédios residenciais em construção em Balneário Camboriú (SC), que terão 280 metros. Para Lima, o projeto não deve ser aprovado até o final deste ano pela prefeitura: "acredito que deve ficar para janeiro". A estrutura (fundação, concreto e aço) será feita pela Stumm Projeto Estrutural, de Porto Alegre.

Moradores surpresos com o projeto

A notícia sobre a possibilidade de Taquara receber um prédio tão alto causou surpresa entre moradores. "Difícil acreditar. As dificuldades estão aí para empresas, sejam elas médias ou pequenas, o que dirá para um empreendimento de alto valor", afirmou a personal trainer Roberta Trott, 25 anos. "Não consigo imaginar um prédio desses em Taquara", comentou o comerciante Mateus Lauck, 23. "Acho que cidade pode ter uma obra grande, que vá fomentar empregos, mas não com 91 andares. Isso foge dos padrões", disse o aposentado, Theno Renck, 60.

Os maiores edifícios

Conforme o ranking do site The Skyscrapper Center, o prédio mais alto da América do Sul é o Gran Torre Costanera, em Santiago, no Chile, com 300 metros de altura, sendo considerado o 184º mais alto do mundo. Já o maior edifício do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes. São 828 metros de altura e 163 andares.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual