Publicidade
Notícias | Região Inauguração

Nova Ponte do Guaíba deve começar a operar parcialmente a partir das 16 horas

Após a solenidade, na manhã desta quinta-feira (10), a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a extensão a ser liberada será a pista que faz a ligação entre o Litoral Norte e o Sul do Estado, pela BR-290

Publicado em: 10.12.2020 às 13:48 Última atualização: 10.12.2020 às 13:48

"Se a estrutura está pronta, vamos liberar para a população usar e dar um presente aos usuários", disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, aludindo a parte inacabada das obras da nova Ponte do Guaíba, inaugurada, mas ainda não liberada, na manhã desta quinta-feira (10), em Porto Alegre. A solenidade contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Havia a expectativa que ele e o ministro fossem vistos circulando de carro pela obra, porém isso não aconteceu. Bolsonaro participou do evento rapidamente e voou para o Sul do Estado, onde tinha marcada a inauguração de mais um trecho duplicado da BR-116. "É uma satisfação inaugurar uma obra que não começou conosco", disse.

Por conta da enorme estrutura montada no alto da ponte para receber o presidente, não houve a tradicional liberação de cones para a passagem dos veículos. Após o encerramento da cerimônia, coube à assessoria Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informar à imprensa que uma das pistas da nova ponte deve ser liberada para o tráfego, ainda na tarde desta quinta-feira, por volta das 16 horas. A extensão a ser liberada será a pista que faz a ligação entre o Litoral Norte e o Sul do Estado, pela BR-290.

A nova Ponte do Guaíba tem uma extensão de 12,3 quilômetros, atravessando o Parque Estadual Delta do Jacuí. Com 36 metros de altura, ela será três vezes mais alta que a atual, que tem 12 metros de altura livre. O Dnit prevê que 50 mil veículos passem a utilizar a ponte a partir da liberação. A perspectiva é que a ponte torne mais eficiente o escoamento da produção nacional para os países do Mercosul através do porto de Rio Grande. "É bom demais ver esta ponte sendo sendo entregue", disse o ministro Tarcísio. "É como ver um filho nascendo. Um filho bonito."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual