Publicidade
Notícias | Região Trânsito

Quase uma semana depois, nova Ponte do Guaíba enfim foi liberada para o tráfego

Obra foi inaugurada na quinta-feira (10), porém houve demora na liberação dos acessos disponíveis para a circulação. Atenção é exigida dos condutores por causa das obras

Publicado em: 17.12.2020 às 12:18 Última atualização: 17.12.2020 às 13:28

Enfim, estão liberados os acessos prontos da nova Ponte do Guaíba. A obra foi inaugurada oficialmente na quinta-feira (10), em uma solenidade contando com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, foi necessária uma verdadeira operação de guerra para a liberação de três, dos sete acessos da travessia. Portanto, somente agora é possível que o motorista que circula pela free way se dirija ao sul do Estado pela ponte. Também o condutor que trafega vindo do Eldorado do Sul pode acessar a BR-290 ou Porto Alegre passando pela enorme da travessia. Contudo, é preciso atenção.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) alerta que a partir da meia-noite desta quinta-feira (17), a alça de acesso da nova ponte na BR-290 será temporariamente interditada, no sentido Litoral-Sul, para que sejam feitos ajustes na sinalização do ramo. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos nesta sexta-feira (18). Em tese, a liberação está atrasada em três anos. Iniciada em outubro de 2014, a previsão inicial do governo era concluir a obra em setembro de 2017, o que acabou não acontecendo.

Parte da obra, no entanto, permanece inconclusa. As alças de acesso que ligariam a ponte com a zona norte de Porto Alegre tiveram os trabalhos interrompidos. Da mesma forma, quem se desloca da capital para Eldorado do Sul vai ter que continuar se valendo da antiga ponte. Algumas das alças de acesso não serão concluídas até que se termine a remoção de famílias na vila à margem da obra. A previsão dada pelo Dnit é que o restante da obra seja concluído em 2021. A pandemia, afinal de contas, atrapalhou os planos do Governo Federal e ainda restam serem reassentadas 500 famílias que vivem nas vilas Areia e Tio Zeca.

Com 13,6 quilômetros de extensão e três vezes mais alta que a antiga, a nova Ponte do Guaíba teve um investimento que ultrapassou os R$ 869 milhões. O empreendimento como um todo, entretanto, ultrapassa o R$ 1 bilhão, o que torna a obra uma das maiores do País.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual