Publicidade
Notícias | Região Pandemia

Prefeitos da região metropolitana vão a Leite e Pazuello discutir ações

Eleitos e reeleitos tiveram reunião virtual nesta segunda-feira, a convite de Sebastião Melo, de Porto Alegre

Publicado em: 28.12.2020 às 20:53 Última atualização: 28.12.2020 às 21:12

Sobre a pandemia: Prefeitos eleitos e reeleitos tiveram reunião virtual nesta segunda-feira (28) Foto: Facebook / Reprodução
Prefeitos eleitos e reeleitos das principais cidades da região metropolitana de Porto Alegre participaram de uma reunião on-line nesta segunda-feira (28) para alinhar ações de enfrentamento ao novo coronavírus. O encontro foi organizado pelo prefeito eleito da capital, Sebastião Melo (MDB).

Durante a reunião, os prefeitos decidiram agendar reuniões com o governador Eduardo Leite (PSDB) e com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Com o ministro a ideia é cobrar uma posição mais clara sobre a aquisição de vacina contra a Covid-19. "O ideal é que o governo faça a aquisição e envie as doses o quanto antes para Estados e municípios. Mas caso isso demore, os municípios vão agir", disse o prefeito reeleito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP).

Pascoal estava na comitiva que foi a São Paulo há duas semanas para assinar um protocolo de intenções com o Instituto Butantan prevendo a compra de doses da vacina CoronaVac por prefeituras que integram a Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal). Segundo ele, cada prefeitura fará seu levantamento e, no início de janeiro, informar quantas doses seriam necessárias. "Não é nossa preferência, mas se for preciso faremos a aquisição direta", garantiu.

Já com o governador os prefeitos da região metropolitana querem discutir um alinhamento dos protocolos previstos no Plano de Distanciamento Controlado. "Vamos solicitar ao governador que procure uniformizar e estabilizar as regras. A mobilidade entre nossos municípios é enorme, precisa haver um alinhamento maior", defendeu o prefeito reeleito de Esteio e vice-presidente da Granpal.

Ainda conforme Pascoal, os prefeitos que participaram da reunião nesta segunda-feira acordaram que farão compras coletivas de insumos para o enfrentamento à pandemia. "Usaremos o consórcio da Granpal para isso. Comprando em maior quantidade conseguimos preços menores", frisou, dizendo que na lista devem estar desde testes rápidos até seringas para aplicação da vacina nos próximos meses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual