Publicidade
Notícias | Região Superlotação

UTIs de hospitais da região iniciam feriadão operando acima da capacidade máxima

Conforme o mapa de leitos estadual, o Hospital Centenário, de São Leopoldo, e o Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, estão com todas as vagas de alta complexidade ocupadas neste último dia de 2020

Por Jean Peixoto
Publicado em: 31.12.2020 às 16:25

O último dia de 2020 repete uma realidade que tornou-se frequente nos hospitais da região nas últimas semanas: a lotação máxima dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto. Conforme o mapa de leitos da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Hospital Centenário (HC), de São Leopoldo, apresenta uma taxa de ocupação de 131,2% dos leitos de UTI, na tarde desta quinta-feira (31). Já o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), de Sapucaia do Sul, opera com uma lotação de 105,3% na sua UTI.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre o coronavírus

O percentual registrado nesta quinta-feira no Centenário repete o cenário de quarta-feira, com 21 leitos de UTI ocupados. Embora na plataforma estadual constem apenas 16 leitos de UTI, o Centenário dispõe de 18 vagas na alta complexidade, levando em consideração os dois novos postos habilitados pelo Ministério da Saúde na última terça-feira, o que,’ ainda assim, colocaria a casa de saúde leopoldense em situação de superlotação.

No caso do HMGV, há 20 pacientes em leitos de UTI Adulto, sendo que a capacidade da casa de saúde sapucaiense é de 19. Além disso, todos os 19 respiradores do Getúlio Vargas estão em uso nesta tarde. Nos últimos 15 dias, a UTI do HMGV ficou 66% do tempo com lotação máxima, mas esta é a primeira vez, em duas semanas, que o limite máximo é ultrapassado.

Já no Hospital São Camilo, de Esteio, a taxa de ocupação da UTI chegou a 87,5%. Dos 16 leitos, 14 estavam ocupados durante a tarde. Este é o maior pico atingido pela casa de saúde esteiense desde o feriado de Natal.

Nas regiões Covid

Na região de Novo Hamburgo (R07) do Distanciamento Controlado, que inlcui São Leopoldo e Portão, a ocupação dos leitos de UTI nos 10 hospitais do bloco estava em 84,1% até as 15 horas, de acordo com o mapa de leitos. Os dados desta quinta-feira servirão como para a avaliação dos 11 critérios que definem a classificação das regiões para o mapa preliminar, que será divulgado na sexta-feira (1º).

Das 113 vagas em UTIs da região, 95 estavam ocupadas, sendo 40 para pacientes confirmados para Covid-19, 20 suspeitos ou com outra síndrome respiratória aguda grave e 35 pacientes não Covid. Dos 69 leitos SUS em UTI, 56 estavam ocupados. Já na rede privada, do total de 44 leitos intensivos, 39 estavam ocupados.

Já na região de Canoas (R08), que agrega Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana, a ocupação dos leitos de UTI de 12 hospitais chegou a 89% na tarde desta quinta-feira. Das 172 vagas da Terapia Intensiva, 153 estavam ocupados até as 15 horas. Dos 152 leitos SUS, 138 (90,8%) estavam em uso. Já entre os 20 leitos privados, a ocupação era 75%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual