Publicidade
Notícias | Região Distanciamento Controlado

Com alta de 93% das internações, região de São Leopoldo e Portão volta à bandeira vermelha

Apenas as regiões de Ijuí e Santa Rosa receberam a bandeira laranja nesta 36ª rodada preliminar do modelo de distanciamento controlado estadual

Por Jean Peixoto
Publicado em: 08.01.2021 às 21:07

Mapa preliminar da 36ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado Foto: Divulgação/Governo do Estado
Após duas rodadas em bandeira laranja, o bloco intermunicipal de Novo Hamburgo (R07), que agrega São Leopoldo e Portão, voltou a receber a classificação de risco alto para contaminação pelo coronavírus. Do mesmo modo, a região de Canoas (R08), que inclui Sapucaia do Sul, Esteio e Capela de Santana, permaneceu, pela oitava rodada seguida, classificada preliminarmente na bandeira vermelha.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre o coronavírus

Apenas as regiões de Ijuí e Santa Rosa receberam a bandeira laranja na 36ª rodada preliminar do modelo de distanciamento controlado estadual, que foi divulgada na tarde desta sexta-feira (8). As prefeituras e associações de municípios que optarem por encaminhar recursos ao Estado, têm até domingo. Após a análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, o resultado definitivo será divulgado na tarde de segunda-feira (11).

Conforme as informações da do Comitê de Dados, a R07 teve aumento de 93% nas hospitalizações de pessoas com diagnóstico positivo para a Covid-19 na última semana. Enquanto na semana anterior houve 40 internações, na última foram 77 registros na região. Na R08, a alta das hospitalizações foi de 51% na última semana. Nos últimos sete dias, a região teve 98 hospitalizações de pacientes contaminados, enquanto no período anterior ocorreram 65.

"Não vamos entrar com recurso"

Prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi Foto: Digue Cardoso/Comunicação Semae
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, afirma que o Município não apresentará recurso questionando a bandeira vermelha. Ele reitera que já vinha alertando a população de que a tendência era de que os números de contaminações aumentassem após a movimentação rumo ao litoral nos feriadões de Natal e Ano Novo.

O prefeito leopoldense destaca, ainda, que a bandeira vermelha deve-se a outros municípios que compõem a região, “principalmente a Novo Hamburgo”, não a São Leopoldo. Vanazzi comenta que a proposta de reorganizar a região metropolitana no modelo de distanciamento controlado não chegou a ser discutida com o governador no encontro que ocorreu na última quarta-feira (6). Para ele, as flexibilizações adotadas pelo novo prefeito da capital, Sebastião Melo, apontam para uma discordância nas medidas regionais que os municípios pretendem adotar coletivamente.

Na segunda-feira, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) deve promover uma reunião com os prefeitos para atualizar o protocolo regional e, na terça-feira, ocorre a reunião do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, quando serão avaliadas possíveis atualizações do decreto vigente em São Leopoldo.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.